O varejo de veículos seminovos e usados registrou em média perda de 62,58% no volume de vendas no mês de abril em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado é fruto do levantamento da Auto Avaliar, com base nas transações realizadas entre 3,2 mil concessionárias e cerca de 30 mil lojistas multimarcas no Brasil.
A análise foi feita com base nas transações de seminovos e usados entre concessionárias e lojistas no Brasil nas datas de de 1 a 19 de abril deste ano, auge da pandemia e isolamento social no País, em comparação com o mesmo período do exercício anterior. No total, foram avaliadas cerca de 7,4 mil negociações no varejo brasileiro de automóveis
Em contrapartida, o varejo de automóveis comprou e vendeu cerca de 18 mil veículos seminovos e usados no mês de janeiro na plataforma de repasse online da Auto Avaliar. O volume representa cerca de 10% do total de venda de modelos zero quilômetro pelas distribuidoras no período, com 184 mil unidades emplacamentos.
O montante negociado na plataforma da empresa é 38% maior em relação a janeiro do ano anterior, quando foram registradas cerca de 13 mil unidades vendidas.
Segundo dados da plataforma, o comércio eletrônico de veículos seminovos e usados no Brasil atingiu a cifra de R$ 5,2 bilhões em negócios no ano de 2019. A movimentação financeira é 53% maior em relação ao período do exercício anterior, quando as vendas somaram R$ 3,4 bilhões.
As distribuidoras comercializaram no ano passado cerca de 180 mil automóveis pela plataforma, um crescimento de 41% em comparação com o ano anterior. O valor médio das vendas foi de R$ 28,8 mil por veículo em 2019.
Segundo JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, o varejo de automóveis tem sido afetado amplamente pela queda da atividade econômica causada pelo isolamento social no combate ao novo coronavírus. "Por outro lado, as negociações pela internet podem ser uma boa alternativa para concessionárias e lojistas neste momento", diz. "Por isso, que oferecermos ao mercado o sistema de Avaliação Online, que permite ao consumidor enviar pela internet para as concessionárias as informações e fotos do carro ofertado na troca por um novo modelo. Na sequência, os distribuidores avaliam os dados e retornam com uma possibilidade de negociação", acrescenta.
"De qualquer forma, o repasse online de seminovos é atualmente uma estratégia utilizada pelo varejo automobilístico para ampliar seus negócios no Brasil, em paralelo com as vendas de zero quilômetro. O uso de uma plataforma B2B para comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior transparência no repasse de automóveis feito entre concessionárias e lojistas", conclui.
Vendas de seminovos e usados no Brasil