Menu
em

Veja quem são os candidatos já confirmados para a presidência

A expectativa é mais nomes sejam oficializados nesta semana, durante as convenções partidárias

Foto ilustrativa

O Brasil já tem cinco candidatos à presidência da República – e nesta semana mais nomes devem ser confirmados. As convenções partidárias, que oficializam as candidaturas, iniciaram na última semana, no dia 20 (quarta-feira) e podem ser feitas até o dia 5 de agosto, sexta-feira da próxima semana.

O primeiro a ser confirmado, no dia 20, foi Ciro Gomes, ex-ministro que concorre pela quarta vez ao cargo de presidente do Brasil. Ela será candidato pelo PDT, que ainda não confirmou o nome do seu vice. O partido tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura. 

O segundo, no dia 21, foi o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, tendo como vice o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. A candidatura foi viabilizada pela federação partidária Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).

O terceiro, no dia 23, foi André Janones, do partido Avante. Em 2018, durante greve dos caminhoneiros, Janones acabou se tornando uma espécie de porta-voz do movimento – e no ano seguinte ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais. Ele também não confirmou o nome do candidato a vice e tem até o dia 15 de agosto para oficializar a decisão.

Já no domingo (24) dois candidatos foram lançados. Um deles é o atual presidente Jair Messias Bolsonaro, que terá na chapa o General Braga Netto, que já foi Ministro da Defesa, como candidato à vice-presidente. A candidatura foi viabilizada pelo PL.

O outro é  Leonardo Péricles, do União Popular. Ele acumula experiência em movimentos estudantis e de luta em bairros, vilas e favelas e até então se candidatou a vereador e vice-prefeito de Belo Horizonte, mas não foi eleito. A sua parceira de chapa como candidata à vice é Samara Martins, dentista do SUS e também militante social.

Outros nomes

Outros nomes que podem ser anunciados como candidatos à presidência esta semana são os da senadora Simone Tebet, do MDB, cuja convenção está agendada para quarta-feira (27), do cientista político Felipe Ávila, do partido Novo, cuja convenção está marcada para sábado (30), e da professora Sofia Manzano, do PCB, que também marcou a sua convenção para este sábado.

Saiba mais sobre as regras para as eleições no site do TSE.

*Atualização: a matéria foi corrigida porque mencionava que Sérgio Moro ocupava o cargo de ministro da Defesa antes de Braga Netto, mas o ministério que Moro liderou foi o da Justiça

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile