Menu
em

Veja o que já se sabe sobre vacina brasileira contra crack

Foto: CCS

Uma vacina contra o crack foi criada no país pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os estudos começaram em 2015 e neste ano ela concorre ao Prêmio Euro de Inovação em Saúde, da empresa farmacêutica Eurofarma.

A pesquisa é coordenada pelo professor Frederico Duarte Garcia e cogita tratar dependentes em crack e cocaína.

Vacina contra crack

Intitulada como Calixcoca, a vacina já concluiu a fase de testes pré-clínicos. O próximo passo é conseguir financiamento para realizar testes em humanos. Durantes a fase de testes em ratos, a vacina impediu que a sustância da droga atingisse o sistema nervoso central do cérebro, através do sangue.

O que motivou a criação da vacina foram as dependentes químicas gestantes, por isso, um dos objetivos do imunizante é a proteção das mulheres grávidas.

Finalista em premiação

A Calixcoca é uma das finalistas do Prêmio Euro de Inovação em Saúde – América Latina, promovido pela renomada empresa farmacêutica Eurofarma. Nesta edição, o prêmio será 500 mil euros para o projeto que tiver o destaque na área de inovação em saúde. Outros 11 premiados também serão contemplados com 50 mil euros cada para dar continuidade às pesquisas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile