em

Vale a pena comprar em leilões judiciais?

São muitos os motivos que incentivam interessados a fazer uma compra por meio de um leilão judicial, sendo o preço o principal deles, obviamente. Em um leilão assim, compradores costumam adquirir descontos acima de 20% quando comparados aos seus reais valores de mercado. Em favor da prática há ainda a adrenalina de vencer seus concorrentes em disputas acirradas.

No entanto, para participar de um leilão, é importante tomar algumas medidas de segurança antes de dar o lance máximo. O participante precisa checar os documentos, verificar possíveis dívidas antigas e conferir quais são as formas de pagamento. Enfim, é fundamental ler com muita calma e atenção cada regra contida no edital para evitar desgastes e conseguir, de fato, um bom negócio.

 

O que é o leilão judicial

O leilão público judicial é quando, por meio de um mandado judicial, há a venda de bens penhorados para que se cumpra o pagamento de uma dívida. No caso específico da Justiça do Trabalho, os leilões ocorrem para o pagamento de dívidas de eventuais processos trabalhistas.

Antes de um leilão judicial, os bens podem – e devem – ser vistoriados normalmente, porém há casos em que o executado continua com a guarda dos bens e torna o processo um pouco mais complicado.

 

3 cuidados antes de entrar em um leilão judicial

Prefira um imóvel desocupado: se o bem em questão for um imóvel, dê preferência para um já desocupado. Uma quantidade considerável de imóveis é leiloada ainda com os antigos donos morando no local. Com isso, o arrematador ganha uma solicitação para desocupação, que poderá ainda ser contestada na justiça e gerar um processo lento e cansativo.

Tenha em mente um valor máximo antes de participar: como leilões geram disputa, às vezes o ego pode falar mais alto e, para vencer seu concorrente, você acaba pagando mais do que o bem realmente vale.

Consulte um advogado: é importante tirar todas as dúvidas com um advogado antes de entrar em um leilão, pois ele é capaz de dizer quais negócios realmente valem a pena e quais apenas irão gerar prejuízo e dor de cabeça.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.