em

Vacina para adolescentes deve ser só para aqueles com comorbidades, diz Ministério

Foto: José Fernando Ogura / AEN

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada na quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Vacina para adolescentes

Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início também nessa quarta (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Nesta quinta-feira (15), o Governo do Paraná anunciou a suspensão da data de início para vacinação de adolescentes. A Secretaria de Estado de Saúde informou que aguarda uma definição mais clara sobre as orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.