em

UTFPR anuncia novo campus da instituição no Paraná

O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) , Carlos Eduardo Cantarelli, confirmou na segunda-feira (21) a implantação de um campus da instituição em Maringá. O anúncio foi feito durante a cerimônia de doação de um terreno de 150 mil metros quadrados à instituição. A área fica na continuação da Avenida Joaquim Moleirinho e foi viabilizada pela Prefeitura de Maringá e pela GRP Borges Empreendimentos Imobiliários.

“É uma honra estar aqui comemorando essa conquista para a universidade e para a sociedade. Será o 14º campus da instituição no Paraná. Somos a maior universidade multi-campus entre as federais do País e uma das dez maiores federais públicas do Brasil, com 32 mil alunos. No ano que vem vamos receber o sinal positivo do Ministério da Educação e daremos início ao processo”, afirmou.

O planejamento para a atuação da UTFPR em Maringá está na fase final. Segundo o assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, Vilson Ongaratto, a perspectiva é abrir as primeiras turmas e iniciar a construção da universidade em 2017. “O projeto está em fase final e vai envolver seis cursos – Engenharia de Materiais, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Biomédica, Design de Jogos e Licenciatura em Informática. Em 2017 deveremos dar início às atividades e em 2024 planejamos contar com 2.400 alunos”, afirmou.

 

André Renato/Secom

 

Dentro do planejamento do novo campus há a perspectiva de contratação de 166 técnicos administrativos e 136 docentes. A estimativa de investimento é de R$ 37,5 milhões nas instalações definitivas iniciais, que terão 15 mil metros quadrados², além de R$ 31,3 milhões em equipamentos.

Para o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), o momento é de comemoração pelos benefícios para a educação de Maringá e região. “Tenho que agradecer muito ao deputado federal Ricardo Barros pelo empenho e comprometimento com Maringá. Foi ele quem garantiu recursos no orçamento do ano que vem para a unidade da UTFPR de Maringá e está trabalhando na conquista das liberações necessárias junto ao Ministério da Educação. Também agradeço ao deputado Alex Canziani, que tem nos ajudado bastante. Essa universidade ficará em um local estratégico que está em pleno desenvolvimento”, disse.

A doação do terreno é fruto de um trabalho iniciado há cerca de dois anos por representantes da UTFPR, prefeitura e sociedade civil organizada. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Tadeu Barbosa, frisou a importância da instituição para a região. “Essa unidade vai contribuir muito com o desenvolvimento local e qualificar profissionais para atuação na área de tecnologia e inovação. Agradeço ao empenho do prefeito em trazer a UTFPR para Maringá e à Borges Empreendimentos, que doou parte do terreno.”

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Edson Cardoso, ressaltou que a instalação da UTFPR na cidade é resultado de um trabalho incessante realizado durante os últimos meses. “Essa conquista é resultado de uma parceria séria e madura, pelo desenvolvimento de Maringá. Acreditamos que esta instituição vai ser um marco para a cidade, da mesma forma que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) também foi”, disse.

Leia mais em maringa.odiario.com

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.