Menu
em

Universitários de PG criam soluções no agronegócio

Propor soluções inovadoras no setor do agronegócio. Este é o objetivo do programa Alltech Inovation Competition, que movimentou acadêmicos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doze estudantes, divididos em três grupos, apresentaram as novidades ontem para representantes das cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda. Os projetos concorrem entre si e com ideias apresentadas por universitários da Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC – PR).

A equipe da UEPG coordenada pela professora de Agronomia, Maria Salete Marcondes Gomes Vaz, desenvolveu um aplicativo para controle de dados da fazenda. A proposta foi elaborada com base nos pequenos produtores utilizarem sistema de fichas, que agora poderá ser substituído pela tecnologia. “É um aplicativo simples, fácil de ser utilizado”, explica o estudante Lucas Jozefovicz. Etiquetas ajudam no sistema de informação. “A ideia é gerar mais dados para a cooperativa”, diz Lucas. Além disto, usando o próprio celular o produtor terá informações de outros cooperados (não identificados) sobre ranking.

Coordenada pelo professor de Engenharia da Computação da UEPG, Dierone Foltran Junior, a equipe de Hugo Leonardo Petla Silva, elaborou um produto para garantir a qualidade do leite. Um controlador acoplado no tanque emite informações, por exemplo, sobre a temperatura da bebida. Os dados são transmitidos via aparelho celular para o produtor.

O grupo do professor de Robótica da UEPG, Ariangelo Hauer Dias, criou o A360° que ajuda a monitorar a fazenda. Segundo o estudante, Guilhermino Marcos Silva Afonso, trata-se de um sistema de irrigação utilizando o aparelho celular, tablet, navegação web, entre outras operações com uso da internet.

 

Equipe da Alltech selecionou ontem projeto na área do agronegócio

Foto: Fábio Matavelli

 

Inovação será apresentada nos Estados Unidos

Em sua primeira edição no Brasil, o Alltech Innovation Competition premiará a equipe vencedora com uma viagem para os Estados Unidos para participar do Simpósio de Ideias Alltech 2017, em Lexington, Kentucky, em maio do próximo ano.

“Quem ganhar vai expor o produto a nível mundial. Estamos falando em milhões de dólares que podem ser resultado da aplicação do que se está desenvolvendo”, comenta o professor de Robótica da UEPG, Ariangelo Hauer Dias.

O professor de Engenharia da Computação da UEPG, Dierone Foltran Junior, observa que hoje se trabalha com a ideia da globalização. “Pequenos problemas ocorrem em diferentes realidades”, diz.

A professora de Agronomia, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, afirma que além da criação de soluções, o projeto propiciou “aprendizado, interação, comprometimento, responsabilidade e espírito de equipe” aos estudantes.

 

Projeto aproxima empresas e universitários

O diretor Comercial da Alltech, Clodys Menacho, explica que o Inovation Competition começou há cinco anos, em Lexington, Kentucky (EUA), com o objetivo de aproximar os estudantes das empresas, justamente para a troca de conhecimentos. Assim o programa incentiva jovens da área de Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia) a desenvolver soluções, porém com envolvimento de estudantes das Engenharias, Humanas e Biológicas. A proposta é inovar a produção no campo em parceria com as cooperativas.

Clodys, que participou ontem da apresentação, conta que entrou para o time da Alltech há 21 anos, e que a empresa sempre busca a interação dos jovens estudantes com as empresas e a tecnologia para soluções.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile