Menu
em

Unimed PG perde líder pioneiro

Neste sábado (07), a comunidade médica ponta-grossense perdeu o respeitado colega Enny Luiz Fachin, 88.

Formado em 1954 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em cirurgia geral e coloproctologia, Fachin iniciou a carreira em Ponta Grossa, na Santa Casa de Misericórdia, junto com o Dr. Orlando Malucelli Moro.

Fachin foi um dos precursores para a constituição da Unimed Ponta Grossa, em 1978, quando liderou o grupo de 28 médicos pioneiros que fundaram a cooperativa médica.

Além de ter sido o primeiro presidente, exerceu o cargo duas vezes consecutivas, de 1978 a 1981 e, depois, de 1981 a 1994, quando foi reeleito por unanimidade em reconhecimento ao empenho do médico, que pregava que o cooperativismo deveria ser plantado, pois poderia trazer muitos frutos à sociedade.

Na trajetória profissional, Dr. Enny atuou na Secretaria Estadual de Saúde, exercendo por várias vezes o cargo de chefe da Regional de Saúde. Também foi professor catedrático da cadeira de Parasitologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, diretor clínico da Santa Casa e presidente da Associação Médica.

Enny Luiz Fachin era casado com a também médica Olga Thomé Fachin e deixou duas filhas e duas netas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile