Mais uma baleia encalha e morre no litoral de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (8), uma baleia-bicuda encalhou na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, no litoral norte catarinense. O mamífero encalhou com vida, mas foi a óbito na sequência. A baleia é da família Ziphiidae.
A ocorrência foi atendida por pesquisadores da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, da Univale, em Penha. A equipe, agora, realiza o exame anatomopatológico em campo. A necropsia será fundamental para tentativa de identificação da condição de saúde do cetáceo ao encalhar na praia e possíveis suspeitas de causa de morte.
Os pesquisadores pediram ao público que respeitem a área de isolamento da equipe técnica e evitem aproximações, uma vez que o exame de necropsia envolve risco biológico, pois o procedimento será feito em campo e há exposição de vísceras.
Observaram que, para realizar o procedimento, a equipe técnica estará devidamente equipada com acessórios para proteção individual uma vez que trata-se de animal selvagem, de vida livre, que pode transmitir zoonoses ao ser humano.
Baleia morre encalhada
Há cerca de um mês, uma baleia-jubarte de cerca 8 metros foi encontrada morta e presa nas pedras em Penha. Os especialistas que atenderam a ocorrência estimaram que a baleia era juvenil e tinha entre um e dois anos.
Essa baleia-jubarte, encontrada no dia 10 de setembro, foi a quinta da espécie que morreu no trecho de praias monitorado pelos pesquisadores da Univale. Juntando as demais espécies, este ano já se aproxima de 20 mortes. Entre julho e novembro, muitas baleias são vistas no litoral norte catarinense.