em

UEPG segue entre as melhores universidades do mundo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. O ranking divulgado pela revista inglesa Times Higher Education (THE) hoje (26) coloca a UEPG entre as 1.258 instituições de destaque no planeta. O levantamento da revista leva em conta aspectos como ensino, pesquisa e extensão, além da estrutura física das universidades avaliadas.

Na nova edição do ranking foram listadas instituições de 36 países – a lista é a mais competitiva até o momento, de acordo com a própria THE. Para o Brasil, a boa notícia é que mais universidades estão presentes: 36 instituições brasileiras foram classificadas entre as 1,2 mil melhores do planeta.

A pesquisa é baseada em informações relacionadas a indicadores, como o número de docentes, alunos e pesquisadores. Além disso, o ranking da revista inglesa também leva em conta a quantidade de programas de pós-graduação de cada universidade, como cursos de mestrado e doutorado, e da infraestrutura que a instituição oferece aos alunos.

Entre as universidades paranaenses, a UEPG está na frente da Unioeste e é superada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O ranking também compara o desempenho das universidades jovens, instituições com menos de 50 anos de criação – neste cenário a UEPG está entre as 250 melhores do mundo.

Já quando são comparadas as instituições de ensino superior da América Latina, o ranking coloca a UEPG entre as 100 melhores – neste caso, são consideradas todas as universidades latino-americanas, tenham elas mais de 50 anos de fundação ou não.

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a classificação ilustra o avanço da UEPG na pesquisa, no ensino e na extensão. “Prestes a completar 50 anos, a UEPG consolida o seu lugar como uma instituição de qualidade, pronta para alcançar projeção internacional”, conta o reitor.

Números

O levantamento também apresenta comparações com os números fornecidos pela instituição em 2017 – a UEPG tem, por exemplo, 10.378 alunos inscritos em cursos presenciais e a distância.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.