em

UEPG integra programa de incentivo ao empreendedorismo acadêmico

Durante a próxima semana a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoverá uma série de eventos para lançar um novo projeto aberto a todos os acadêmicos da cidade, voltado ao fomento ao empreendedorismo. A Universidade passa a oferecer, gratuitamente, o programa Startup Garage, que funciona como uma incubadora e já é oferecido pelo Sebrae – instituição parceria da UEPG nesta iniciativa.

Previsto para entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre, o programa envolve mentorias com empreendedores, consultorias com especialistas e bancas com investidores, além de outras ações que visam impulsionar a criação de negócios. Em entrevista ao DC, os professores Cleise Tupich Hilgemberg e Emerson Hilgemberg explicaram o funcionamento da iniciativa.

“Fechamos esse convênio com o Sebrae que não gerará custos nem para a Universidade, nem para os participantes, e mesclará profissionais de ambas as instituições. Serão quatro meses de duração e podem participar de 30 a 35 equipes, sendo que cada uma delas deve conter até cinco membros multidisciplinares – que não precisam, necessariamente, ser alunos da UEPG”, afirmam.

Entre os workshops serão trabalhados temas como conceitos sobre empreendedorismo, fortalecimento dos times, desenvolvimento de ideias, identificação de problemas e soluções,validação das ideias a partir dos problemas dos segmentos de clientes analisados, materialização das ideias e marketing digital, entre outros.

Encontros

Na segunda e na terça feira, dias 16 e 17, as apresentações ocorrem das 8 às 11 horas no PDE do Campus Uvaranas da UEPG; na quarta-feira, dia 18, o evento acontece das 19 às 22 horas no Grande Auditório do Campus Centro. O ingresso é solidário e solicita a doação de chocolates e/ou outros doces e o evento inclui certificado de 4 horas.

Hub de inovação

Outra iniciativa da UEPG voltada à inovação é a construção de um hub de inovação, espaço projetado para integrar acadêmicos, empresas, instituições de fomento e demais atores do ecossistema ponta-grossense. Localizado no antigo Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed), ele contará com salas de incubação – voltada a dar suporte para a criação ou desenvolvimento de novas empresas –, espaços de convivência e coworking para empresas juniores.

Segundo o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, a pintura já foi finalizada e a previsão é inaugurar o espaço em abril. Na próxima semana um edital já deve ser lançado para o início da seleção das startups que devem ser aceleradas no local – também em um prazo de quatro meses.

UEPG também conta com centro de educação empreendedora, voltado a alunos de todos os cursos (Foto: Fábio Matavelli/DC)

 

Projetos para todos os públicos

Além da incubadora fruto da parceria entre UEPG e Sebrae e da aceleradora que será desenvolvida no hub da universidade, Ponta Grossa também conta com outros projetos que visam atender públicos diversificados. Alguns exemplos são as iniciativas municipais – “Decola” e “Voe” -, voltadas a microempresários e aqueles que pretendem abrir um negócio próprio, além do laboratório de inovação da Unopar, do projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e demais programas locais.

“Essas parcerias entre instituições são o que faz com que haja inovação, que só acontece com essa integração. Não é possível fazer inovação sozinho, é essa mistura que ativa o ecossistema. Ponta Grossa vive um momento em que as universidades não formam apenas mão de obra para empregados, mas sim empreendedores – que geram riquezas numa escala maior e desenvolvem o município”, avalia a coordenadora municipal de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, destacando que hoje as pequenas empresas são responsáveis pela geração de 60% de todos os empregos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.