em

UEPG integra primeiro Consórcio de Pesquisa do Brasil

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai integrar o primeiro Consórcio de Pesquisa do Brasil, que reunirá empresas de alta tecnologia e instituições de ciência e tecnologia. Após dois anos de trabalho, as negociações para a formação do Consórcio de Pesquisa & Desenvolvimento em Processamento por Atrito (CPDPA) foram concluídas na última terça-feira, no Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), em São José dos Campos (SP).

A UEPG, representada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), compôs a mesa de negociações. Integraram a comitiva, o diretor da Agipi, professor João Irineu de Resende Miranda, o procurador Amarildo Miguel Leal e o professor/pesquisador André Luiz Moreira de Carvalho (Departamento de Engenharia de Materiais).

Segundo João Irineu, no encontro foi definido o instrumento jurídico do Consórcio de Pesquisa. “Entre outros pontos, ficou estabelecida a vigência do consórcio, a data de entrada em operação (março de 2015) e a forma de financiamento dos projetos pelas empresas”. A cerimônia de assinatura do documento definitivo será no dia 27 de novembro.

O diretor da Agipi explica que a figura do Consórcio de Pesquisa corresponde a uma modalidade privilegiada de interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia, dentre as quais se encontram as universidades, como já existe na Europa.

Leia mais na versão impressa deste sábado.

Divulgação

 

Amarildo Miguel Leal, André Luiz Moreira de Carvalho e João Irineu Miranda, no IPT, em São José dos Campos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.