em

UEPG está construindo hub de inovação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está construindo um hub de inovação, espaço projetado para integrar acadêmicos, empresas, instituições de fomento e demais atores do ecossistema ponta-grossense. Localizado no antigo Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed), ele contará com salas de incubação – voltada a dar suporte para a criação ou desenvolvimento de novas empresas –, espaços de convivência e coworking para empresas juniores.

As informações foram repassadas ao jornal Diário dos Campos pelo professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI). “Nesse mundo se trabalha em um sistema de cooperação. Queremos que as entidades e empresas já estabelecidas venham fazer parte do ecossistema, que integrará os nossos acadêmicos e o mercado”, aponta o professor.

Segundo ele, a reforma está sendo feita em parceria com uma empresa que já presta serviços para a universidade, mas que outras interessadas também podem fazer parte da execução do projeto, que está finalizado. “Estamos terminando o espaço onde tudo irá acontecer e estamos em um processo de seleção de mentores para abrir o edital de chamamento das empresas que poderão ser incubadas, além do contato com as que integrarão o ecossistema”, explica Miguel Arcanjo, afirmando que a intenção é de que sejam pelo menos oito incubadas com a previsão de início no final de fevereiro.

Na avaliação da coordenadora municipal de fomento ao empreendedorismo e inovação, Tônia Mansani, o setor está em expansão e esta iniciativa da universidade contribui com este desenvolvimento. “A UEPG é um ator extremamente importante do ecossistema de inovação dos Campos Gerais. A criação de um Hub dentro da estrutura da UEPG vai oxigenar o ecossistema, na medida em que vai estimular o nascimento de novas empresas/startups, bem como aproximar as indústrias do meio acadêmico”, analisa a gestora pública.

 

Sala de criação (Projeto: Divulgação/UEPG)

 

Destaque

A Universidade Estadual de Ponta Grossa se destacou entre as melhores universidades do Brasil, de acordo com a edição de 2019 do Ranking Universitário da Folha (RUF). O RUF aponta aumento significativo da UEPG nos quesitos mercado e inovação, indicadores que medem o envolvimento da instituição com o setor produtivo.

O ranking indica a UEPG como a 4º melhor universidade do Paraná no indicador de pesquisa. Na classificação nacional, a Universidade ficou em 40º no indicador de pesquisa e 44ª no quesito inovação – no qual é avaliado o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de estudos da instituição em parceria com o setor produtivo. A UEPG ficou entre as 60 instituições com mais patentes solicitadas e artigos em colaboração com o setor produtivo.

Espaço de convivência (Projeto: Divulgação/UEPG)

 

Brasil ultrapassa a marca de mil empresas juniores

Em 1988 o Movimento Empresa Júnior (MEJ) chegou ao Brasil com o propósito de fomentar o empreendedorismo dentro das universidades. No último mês, o MEJ ultrapassou a marca de mil empresas juniores distribuídas em 123 universidades nas 27 unidades federativas do Brasil. Só no ano passado, os mais de 22 mil empresários juniores já desenvolveram mais de 23 mil projetos. A maioria dos serviços prestados pelas empresas juniores é para microempresários e pessoas físicas, e chegam a custar até 40% a menos que o mercado tradicional. Toda essa renda é aplicada no desenvolvimento de ações e projetos que beneficiam os próprios estudantes, como feiras e workshops.

 

Parte superior de convivência (Projeto: Divulgação/UEPG)

 

Parte superior com computador (Projeto: Divulgação/UEPG)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.