Menu
em

UE abre duas investigações contra Google; multa é bilionária

O órgão antitruste da União Europeia decidiu abrir dois procedimentos formais contra o Google sob a acusação de “abuso de posição dominante no mercado de buscas na internet”. De maneira separada, a entidade ainda abriu um processo contra o sistema Android.

AP Photo/Virginia Mayo

Margrethe Vestager, chefe do órgão antitruste da União Europeia, fala sobre as práticas do Google no mercado de buscas e também sobre o Android

Se for condenada, a empresa poderá pagar uma multa de até US$ 6 bilhões, segundo especialistas. Os advogados terão até dez semanas para sanar as dúvidas do órgão.

A Comissão Europeia acusa o Google de ter “sistematicamente favorecido” os seus produtos nas páginas de busca generalizada. Em particular, há a acusação contra o serviço “Google Shopping” que, de acordo com os europeus, fica em posição mais evidente que os demais concorrentes.

Já sobre o Android, a entidade quer saber se a empresa “firmou acordos anticoncorrência ou tenha abusado de sua posição dominante no campo dos sistemas operacionais, aplicativos e serviços para smartphone”.

Em seu blog oficial, a empresa afirmou que “com respeito, estamos fortemente em desacordo com os processos e não vemos a hora de apresentar nossa posição nas próximas semanas”.

As investigações contra a gigante norte-americana ocorrem desde 2010 e é o maior processo da UE no setor da tecnologia desde a ação contra a Microsoft, há mais de uma década.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile