Menu
em

Três disputam a Prefeitura em Carambeí

 

créditos
– O administrador, especialista em gestão pública, Mauricio Bernardo, concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito

 

 

Três coligações concorrem na eleição majoritária no município de Carambeí. Na proporcional são 109 candidatos que disputam 11 vagas na Câmara Municipal. O administrador, especialista em gestão pública, Maurício do Nascimento Bernardo (PSDB), da coligação Ordem e Progresso, composta pelo PSDB, PRB e PV, tem como vice o atual prefeito de Carambeí, Leon Larocca (PSDB) que assumiu após a cassação do ex-prefeito Osmar Rickli.  O empresário Osmar Blum (DEM) da coligação “Carambeí que o povo quer”, dos partidos DEM, PMDB, PR, PTB, PSC e PTN, traz como vice o atual vereador Bart Janssen (PMDB).  O terceiro concorrente é o advogado Sérgio Spinardi (PPS), que concorre pela terceira vez a prefeito, e traz como vice o advogado e líder sindical Antônio Xoxa (PT), pela coligação “Carambeí pode mais”, com os partidos PP, PDT, PT, PPS, PSB, PRP e PSD. Os três grupos disputarão os votos de 14,3 mil eleitores, na quinta eleição da cidade de Carambeí, que aos 16 anos de emancipação política tem 20 mil habitantes. Dos candidatos à Câmara Municipal, são 109 que disputam 11 vagas.

A coligação Ordem em progresso apresenta 19 vereadores. De acordo com o candidato a prefeito Maurício Bernardo, o plano de governo da coligação Ordem e Progresso foca 2013 como o ano dos investimentos para a cidade. “Construímos boa parte dos nossos projetos em cima das necessidades da população de Carambeí com a possibilidade de sintonia com o governo do Estado, e hoje as prefeituras vivem um momento de necessidade de que o gestor conheça e se adapte ao funcionamento da máquina pública, financiamentos, processos, e nós já conhecemos todos os procedimentos”, detalha o candidato. Sobre a “sintonia” com o governo do Estado, Bernardo exemplifica que uma das propostas, da Casa de Parto e a
Clínica da Mulher para Carambeí estão ligadas ao Programa Mãe Paranaense, do governo do Estado. “Assim agilizamos o atendimento, e todas as necessidades do município estão sendo sintonizadas à política que o governador Beto Richa está disponibilizando aos municípios”, define.

Por sua especialidade em gestão pública, também com experiência na secretaria de Administração e na chefia de gabinete na última gestão, Bernardo acredita que com isso Carambeí poderá recuperar tempo perdido. “Já ficamos parados na gestão anterior por uma série de fatores, não conseguimos desenvolver projetos, a estrutura administrativa não conseguiu oferecer serviços, então vivemos um momento histórico, o “boom” do desenvolvimento e acreditamos ter conhecimento, experiência e projetos alinhados, que farão com que em dois anos Carambeí possa dar um salto extraordinário no desenvolvimento, e é a possibilidade de Carambeí ter uma pessoa que conhece e entende a necessidade imediata da cidade”, diz. Na Educação, o objetivo é estender a todas as instituições públicas o ensino em tempo integral. “A construção da Vila da Cidadania é um projeto de contraturno escolar, onde as crianças desde o infantil até a 9ª série poderão aprender como funciona a vida adulta e o sistema como um todo, desde o trânsito, até a prefeitura, e são projetos que precisam de continuidade para que funcione”, comenta. Bernardo é professor universitário e mora há 19 anos em Carambeí.

 

Osmar Blum é nome novo na política de Carambeí

 

créditos
 Osmar Blum (DEM) estréia na política tendo como vice, o vereador Bart Janssen (PMDB)

 

Osmar Blum, da coligação “Carambeí que o povo quer”, tem como metas do plano de governo também a implantação do atendimento em tempo integral nas escolas públicas, implantação da lousa digital em todas as instituições e a valorização do profissional da Educação. Na Saúde, quer viabilizar a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), implantar a clínica da mulher, contratar mais médicos e ainda garantir o funcionamento da farmácia pública 24 horas. “Faremos isso tudo dentro do que a lei nos permite”, comenta. Na área de urbanismo, o plano de governo de Blum, prevê a ampliação das redes saneamento básico e esgoto, asfalto nos bairros, implementação na iluminação pública, melhorar as condições das praças públicas. “Vamos torná-los ambientes de lazer para a população”, comenta.

Na Segurança, o plano prevê a implantação de mais câmeras de vigilância nos bairros. “Na habitação queremos aproveitar os programas do governo e criar projetos sociais do município para atender a demanda que hoje é grande em Carambeí”, comenta. As áreas rurais também terão atenção especial, confirma Osmar. “Trabalharemos com cascalhamento, alargamento das estradas rurais para escoamento da safra, e programas específicos para os pequenos produtores que hoje não têm apoio”, descreve. A construção de quadras, campos de futebol e um ginásio poliesportivo também integram o plano de governo. “Queremos também fazer um centro de eventos para Carambeí, e na área de geração de emprego buscaremos  junto com escolas profissionalizantes incentivar a qualificação de jovens e adultos”.

 A criação do Distrito Industrial, com doações de terrenos às indústrias também integram as metas da coligação “Carambeí que o povo quer”. Ele destaca os apoios dos deputados estaduais Plauto Miró Guimarães, Alexandre Curi, e dos federais Ratinho Junior e Fernando Giacobo, além do senador Sérgio Souza, da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o conselheiro administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, Orlando Pessuti. Ele mora há 15 anos em Carambeí e disputa pela primeira vez um cargo público. “Queremos a valorização do povo, tendo um governo voltado a todas as classes sociais”, conclui.

 

Sérgio Spinardi disputa o cargo pela 3ª vez

créditos
Sérgio Spinardi (PPS) traz como vice o advogado e líder sindical Antônio Xoxa (PT)

 

O advogado e pecuarista Sérgio Spinardi (PPS) disputa pela terceira vez o cargo de prefeito de Caramberí. Morador em Carambeí há mais de 20 anos, disputou o pleito municipal em 2004 e 2008, quando perdeu por diferença de apenas 2% nas urnas. Em duas coligações tem o apoio de 44 candidatos a vereadores. Tem como aliados os deputados federal Sandro Alex e o estadual Marcelo Rangel, o federal André Vargas e o deputado  Luís Carlos Romanelli.

No plano de governo a Saúde está em primeiro lugar. “Hoje o atendimento é deficitário, não temos hospital, não temos maternidade e nosso plano é readequar todo o sistema de saúde, buscando atendimento satisfatório, atendendo as necessidades básicas com qualidade’, comenta. Nas metas também a construção do paço municipal. “Hoje Carambeí carece de muita infraestrutura, e a população quer uma estrutura própria e adequada da Prefeitura”. A Segurança é outro ponto fraco de Carambeí, conforme o candidato. “O número de furtos, roubos e o vandalismo nos preocupa e queremos buscar junto com o conselho Municipal de Segurança soluções para redução desses índices, para que a população possa viver mais tranquila”, confirma. Pavimentação nos bairros, saneamento básico também estão nas metas.

Segundo ele, a coligação desenvolveu pesquisas em todas as áreas, que apontam os maiores problemas, de forma que o plano de governo contemplasse ao máximo as necessidades da população. “Não vamos resolver tudo em quatro anos, mas queremos desenvolver um governo participativo, que as pessoas apresentem os problemas importantes e urgentes”, completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile