A visão sustentável no meio empresarial é uma demanda urgente em diversos setores. No ramo imobiliário, o movimento se alia à tecnologia para criar soluções que minimizem o impacto dos negócios ao meio ambiente. Nesse sentido, uma das novas apostas está no tour virtual, que aproxima os clientes da realidade dos imóveis e vai além dos anúncios em foto. A visita virtual é uma tendência, com a facilidade de acesso e qualidade de imagem cada vez mais comum dos smartphones.
Quem pode criar um tour virtual?
Renato Rodrigues é CEO da Banib, uma das empresas responsáveis pela tecnologia que permite o tour virtual em imóveis. Segundo ele, a ideia foi criada para que qualquer corretora imobiliária, construtora ou profissional do mercado de construção possa fazer seu próprio tour virtual. Isso é possível sem depender da contratação de uma empresa terceirizada. Apenas com um smartphone, qualquer pessoa pode tirar fotos e elaborar o material.
Tecnologia aos corretores
A tecnologia, gerada por uma inteligência exclusiva hoje no Brasil, será aplicada pelo Grupo Apolar, uma das mais completas franqueadoras imobiliárias da região. A adoção está sendo direcionada às diversas franquias da imobiliária espalhadas pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.
O modelo permite que visitas desnecessárias aos imóveis sejam evitadas, benefício que impacta diretamente na rotina dos corretores. Eles podem otimizar seu tempo, melhorar a eficiência na atuação e, consequentemente, aumentar a produtividade da imobiliária.
Para Marco Vieira, diretor da imobiliária, a parceria é estratégica. “Com a realidade virtual, nossa atuação não se limita aos estados em que estamos presentes fisicamente. Um cliente estrangeiro pode ter acesso ao tour virtual e fazer a negociação do imóvel à distância”, observa.
Responsabilidade ambiental
A solução também é parte das iniciativas relacionadas à responsabilidade ambiental da Apolar, já que impacta diretamente na quantidade de emissão de dióxido de carbono que envolve o deslocamento dos profissionais.
Marketing
A plataforma também fornece informações relevantes para as ações de marketing e de atendimento ao cliente. Permite monitorar o número de acessos, origem de cada clique, tempo de permanência do cliente em cada cômodo, por exemplo.
O que é o tour virtual?
Elaborado através de imagens em 360º, o Tour Virtual é essencialmente uma experiência de visita online. Com a conveniência de um smartphone, tablet ou computador conectado à internet, qualquer pessoa pode acessá-lo. Com apenas alguns cliques, os visitantes têm a liberdade de percorrer a rota desejada dentro do tour virtual e utilizar o recurso de zoom para explorar os detalhes com maior precisão.