em

Tira dúvidas das eleições: o que é bom saber para votar?

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Com as eleições se aproximando, é sempre importante que o eleitor saiba algumas informações básicas para votar adequadamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reúne em seu site todas as informações úteis para os eleitores. O Jornal Diário dos Campos/Portal DCmais reuniu algumas dúvidas que podem acontecer a quem vai votar no dia 6 de outubro.

Leia também: Quanto mudou o eleitorado e a câmara de PG em 12 anos?

Para quem o voto é obrigatório?

O voto é obrigatório para pessoas brasileiras alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para:

  • maiores de 16 anos e menores de 18 anos;
  • maiores de 70 anos;
  • pessoas analfabetas.

Posso votar para prefeito e vereador de partidos diferentes?

Sim. O eleitor pode votar para qualquer candidato disponível no pleito, sem obrigatoriedade de serem do mesmo partido ou coligação. Atente-se, no entanto, que a eleição para vereador é proporcional, então o seu voto pode ajudar a eleger não apenas o seu, mas também outro candidato do partido/coligação. 

Como consultar o local de votação ou o número do título?

A consulta ao local de votação e ao número do título pode ser realizada pelo sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net e também pelo aplicativo e-Título.

Dá para votar com o e-Título? 

Com a coleta biométrica feita, você consegue usar o aplicativo e-Título como documento oficial com foto para se identificar na seção eleitoral. Mas como saber se tem a biometria cadastrada? Basta verificar se sua foto aparece quando você acessa o app. Se não tiver aparecendo, você ainda pode usar seu e-Título para outros serviços, como consultar o local de votação, mas precisa levar um documento com foto para mostrar ao mesário. 

Posso entrar com outra pessoa na cabine de votação?

O voto é secreto, intransferível e pessoal. Então, na hora de votar, o momento é entre você e a urna eletrônica. Mas, em alguns casos, a Justiça Eleitoral permite que mais de uma pessoa entre na cabine de votação. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem entrar acompanhadas na cabine de votação. O auxílio precisa ser autorizado pelo mesário presidente da mesa receptora de votos. A entrada de crianças também não é proibida. Mas, para garantir o sigilo do voto, o presidente da seção também pode limitar o acesso.

Como ver os resultados das eleições?

Com o sistema Resultados, que é site e aplicativo, você consegue consultar o número de votos recebidos por cada candidato, cargo, estado, cidade ou até por seção eleitoral. E dá pra ver de eleições passadas também. Acesse https://resultados.tse.jus.br.

Como consultar informações de candidatas e candidatos?

consultar todas as informações das candidatas e dos candidatos que estão registrando candidaturas? No sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, você tem acesso a informações como atas de convenções, limites de gastos, lista de bens declarados, propostas apresentadas e mais. Acesse: https://divulgacandcontas.tse.jus.br

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.