Menu
em

Tibagi marca semana de combate ao abuso e exploração sexual

 

           Desde o ano 2000, o dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete a um dos crimes que comoveu o país em 1.973, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada brutalmente. E, o que é pior, até agora os culpados pelo crime não foram punidos. Essa data representa uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e foi instituída pela Lei Federal 9.970/00.

            Em Tibagi, a Secretaria da Criança e Assistência Social e o Conselho da Criança e Adolescente juntamente com as secretarias de Educação e Saúde, Conselho Tutelar e colégios estaduais promovem a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. Uma série de atividades será desenvolvida com a comunidade para alertar sobre o tema. “A intenção é destacar a data para mobilizar, sensibilizar,informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, informa Márcia Silveira Novakosvski, secretária da Criança e Assistência Social.

            Dentre as atividades estão inclusas palestras para professores da rede municipal e estadual de ensino e para as agentes comunitárias de saúde. “Decidimos por este público, por serem formadores de opinião e verdadeiras lideranças em nossa sociedade”, destaca Márcia. As palestras serão divididas em duas etapas na sede e interior. No dia 14 de maio, no Teatro Municipal “Tia Inália”, na abertura da semana acontece a palestra com a assistente social Janaína Rodrigues, pós-graduada em Panorama Interdisciplinar da Garantia de Direito da Criança e do Adolescente. No mesmo dia, em Cateano Mendes, a palestra será com o Cabo Marcelino Batista Filho, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) para professores e ACS’s dos distritos de Caetano Mendes e Amparo.

            No dia 17 de maio será realizada uma mobilização com entrega de panfletos à população e motoristas no Posto da Polícia Rodoviária de Caetano Mendes. E no dia 18 de maio acontecerão três passeatas em comemoração à data sendo na sede e em cada distrito. “Nos dias que antecedem a mobilização e a passeata os professores e alunos irão produzir cartazes e faixas para serem utilizadas durante os eventos. Pretendemos colocar à mostra os cartazes em exposições e possivelmente no comércio da cidade”, enfatiza a secretária. Maiores informações na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de Tibagi pelo telefone (42) 3916-2125 ou pelo e-mail acaosocial@tibagi.pr.gov.br.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 14 de Maio

19 horas – Palestra para professores da Rede Municipal e Estadual, ACS, Conselheiros e outros Profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos.

Palestrante: Assistente Social Janaína F. S. Rodrigues, pós-graduada em Panorama Interdisciplinar da Garantia de Direito da Criança e do Adolescente.

Local: Teatro Municipal “Tia Inália”.

19h30 – Palestra para professores da Rede Municipal e Estadual, ACS, Conselheiros e outros Profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos (público do Distrito de Amparo e Caetano Mendes)

Palestrante: Marcelino Batista Filho- Cabo da PROERD

Local: Pavilhão Igreja Católica Distrito Caetano Mendes .

 

Dia 17 de Maio

9 horas – Mobilização com a entrega de panfletos a população

Local: Posto Polícia Rodoviária no Distrito de Caetano Mendes.

 

Dia 18 de Maio

Distritos de Caetano Mendes e Amparo

13h30 – Passeata em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nas localidades de Caetano Mendes e São Bento

Local: concentração em frente as Escolas Municipais

15 horas –  Encerramento

 

Sede

14 horas –  Passeata em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Local: concentração em frente ao Ginásio de Esportes Quirão.

15 horas – Solenidade Ecumênica em frente a Igreja Matriz.

16 horas – Encerramento

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile