em

Tetra Pak e Absolicon lançam módulo de fornecimento térmico renovável

Foto: Divulgação.

A Tetra Pak anunciou globalmente uma colaboração com a Absolicon, uma empresa sueca de energia solar térmica, para oferecer uma solução padronizada para equipamentos industriais abastecidos por energia térmica renovável (calor).

Leia também: Vídeo: Corpo de rapaz desaparecido é achado pelo pai em Ponta Grossa

A Absolicon projetou um módulo solar térmico escalável que pode ser integrado com as linhas de sistemas de processamento térmico UHT existente ou novas e permite uma variedade de opções de descarbonização, incluindo uma redução das emissões de gases de efeito estufa, com base nas necessidades e na localização do cliente.

A linha de processamento UHT da Tetra Pak para esterilização a alta temperatura de produtos lácteos é a primeira solução a ser oferecida juntamente com um fornecimento solar térmico escalável, com o potencial de reduzir o uso de combustíveis fósseis em até 40%. Prevê-se que o primeiro módulo seja instalado durante 2024, antes de ser expandido para o mercado mundial.

Essa colaboração desempenha um papel impactante no esforço contínuo da Tetra Pak em direção à métrica de zerar as emissões de carbono nas emissões de Escopo 3 até 2050.

Nicole Uvenbeck, Diretora de  Soluções   Sustentáveis  de Fábrica e  Componentes  OEM da Tetra Pak, diz: Na Tetra Pak, estamos comprometidos em permitir que nossos clientes melhorem sua pegada ecológica por meio da otimização de suas operações e equipamentos. Recentemente, lançamos uma nova solução de negócios chamada Soluções Sustentáveis de Fábrica, onde ajudamos nossos clientes a otimizar energia, água e CIP (Cleaning in Place, em português, Limpeza no Local) a nível de fábrica.

Leia também: Roupa Nova confirma novo show em Ponta Grossa

“As soluções solares térmicas da Absolicon são uma boa opção com esta nova oferta da Tetra Pak, além de apoiar nossa meta de Net Zero mais amplamente, em que nos comprometemos a reduzir nossas emissões da cadeia de valor e escalar soluções de descarbonização para nossos fornecedores, clientes e operações próprias. A colaboração com a Absolicon é um passo positivo nessa direção, fornecendo à Tetra Pak um caminho novo para apoiar os clientes a reduzir suas demandas de energia, substituindo a energia derivada de combustíveis fósseis por soluções solares térmicas.”

Joakim Byström, CEO da Absolicon, diz: “Ao implementar o fornecimento térmico limpo em seus equipamentos, a Tetra Pak está mais uma vez provando que é pioneira. Eles têm acesso global às empresas de alimentos e bebidas do mundo e podem se tornar um impulsionador de mudanças para a transição do setor de combustíveis fósseis para energia renovável. Estamos muito satisfeitos em fazer parte desta cooperação com a Tetra Pak e em lançar a primeira linha de equipamentos abastecidos pela energia solar térmica da Absolicon, como parte de nossa missão de reduzir as emissões de carbono do mundo.”

Em uma planta típica de produção de alimentos, dois terços do consumo de energia é de energia térmica, com a eletricidade formando o outro terço. Como a maioria da demanda térmica está na forma de temperatura baixa a média, a indústria alimentícia é perfeita para a energia solar térmica.  A tecnologia pode ter um impacto perceptível no desempenho ambiental de equipamentos alimentados por módulos de energia solar térmica (STPM) em comparação com equipamentos aquecidos por caldeiras alimentadas por combustíveis fósseis. Colocada em contexto, a geração de calor hoje constitui 40% do total de emissões de COdo mundo, conforme a Agência Internacional de Energia. Devido aos desempenhos e escalabilidade do STPM da Absolicon para a Tetra Pak, o projeto descarbonizará as principais etapas do processo UHT e reduzirá o uso de combustíveis fósseis.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.