Menu
em

Termo permite extensão de Secretaria Estadual


QUINTEIRO
“Projeto permitirá melhor uso de recursos”

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a primeira instituição estadual paranaense a se tornar uma ‘extensão física da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade’ (SERC). Ontem, o termo de cooperação foi assinado entre a instituição de ensino e o secretário estadual Wilson Quinteiro. Na sequência, todas as instituições estaduais devem integrar a ação.

O objetivo, de acordo com Quinteiro, é permitir aproximação das políticas públicas do Estado, das instituições de ensino superior, gerando reflexos na comunidade. “Muitos municípios estão perdendo recursos públicos estaduais e federais por não terem projetos. Essa parceria com as universidades permitirá a execução desses projetos e, consequentemente, utilização das verbas”.

De acordo com ele, além de permitir a busca de verbas em âmbito estadual e federal, há possibilidade de se buscar recursos junto a organismos internacionais. “Estive em embaixadas internacionais e todas elas têm recursos disponíveis. O Japão, por exemplo, tem teto de R$ 200 mil dólares por projeto”.

Quinteiro explica que a ideia é implantar um novo formato de relacionamento com a comunidade, a partir do suporte técnico que as universidades podem oferecer para os municípios. “O grau de excelência atingido pelas universidades paranaenses é imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas que, de fato, atendam aos anseios da comunidade e promovam a integração regional”.

Para o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, a assinatura do termo permitirá a ampliação da prestação de serviços à comunidade. “Assim como já temos o projeto Rondon, do governo federal, que chega a populações carentes de diversas regiões do país, estamos propondo a criação de um programa semelhante, mas para atender a populações paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH), assim como algumas regiões de Ponta Grossa”. A UEPG já desenvolve parceria com a SERC, através do Programa Paraná em Ação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile