em

“Temos vinte anos pela frente até a nova economia se organizar”, diz Pedro Doria

“O poder está mudando de mãos no mundo”. É o que afirma o jornalista e escritor Pedro Doria, que palestra amanhã (9) em Ponta Grossa sobre o “Panorama das mudanças que o digital tem provocado nas indústrias, na política e na sociedade”. O evento faz parte do 15º Ciclo de Palestras CBN, promovido pela rádio em parceria com o Diário dos Campos.

Em entrevista ao DC Doria comparou a revolução digital à revolução industrial, afirmando que “de tempos em tempos na história surge uma mudança tecnológica tão grande que vira a sociedade de cabeça para baixo”. “Da última vez em que isso ocorreu foi com a Revolução Industrial. Até ali, as pessoas ricas e com poder político na sociedade eram os donos de terras, que plantavam comida. De repente, passaram a ser os donos de fábricas, que faziam muito mais dinheiro que os nobres. O mundo todo mudou por causa disso”, avalia o jornalista.

O escritor também exemplifica algumas das mudanças que a digitalização já provocou na sociedade, como na indústria fonográfica, que foi dos discos aos streamings, e na cinematográfica, que era ancorada em cinco grandes estúdios que produzia alguns grandes filmes por ano e possui inúmeras produtoras que produzem séries e filmes não só para os estúdios como também para numerosos serviços de streaming.

“Isto quer dizer que o poder está mudando de mãos no mundo. É assim que uma estrela de reality shows como Donald Trump de repente dribla todos os políticos tradicionais republicanos e se torna candidato e presidente”, avalia Pedro Doria, ressaltando outros aspectos que devem ser enumerados durante a sua palestra.

“As transformações em diversas indústrias, pelo digital, provoca em todo mundo ondas de demissões. O digital diminui a necessidade de pessoas e o resultado é um aumento no desemprego estrutural do mundo – que é compensado, em parte, com subempregos que nascem da economia digital. Motorista de Uber, por exemplo, ou outros nesta economia compartilhada. É uma vida mais dura, com menos direitos e renda menor”, destaca o palestrante.

Quando questionado sobre como esses impactos do digital se diferem em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, para regiões menores, como Ponta Grossa, Doria é incisivo. “Quanto às cidades de médio porte como Ponta Grossa, elas têm uma oportunidade. São muito mais fáceis de gerir do que grandes centros. Isto quer dizer que um ou dois prefeitos seguidos atentos e dispostos a ousar podem incentivar o nascimento de startups para produzir uma economia digital pujante e aproveitar o momento de transição para enriquecer a comunidade. A maioria dos gestores municipais não percebe isso. Mas é o caminho”, finaliza Pedro Doria.

Pedro Doria

Pedro Doria é colunista da CBN e dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi editor-executivo do Globo e editor-chefe de conteúdos digitais do Estadão, além de colunista da Folha de S. Paulo. Em 2015, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista brasileiro de Tecnologia. Liderou, no Globo, a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012. Foi Knight Fellow da Universidade de Stanford, esteve entre os fundadores dos sites No. e NoMínimo e recebeu também o Prêmio Caixa de Reportagem Social, o Bobs, da rede alemã Deutsche Welle, e o Best Blogs Brazil na categoria política. É autor de sete livros, inclusive do “Manual para a Internet” (Revan, 1995), o primeiro publicado no Brasil sobre a rede.

 

Participe

O 15º Ciclo de Palestras CBN será realizado nesta terça-feira (9), às 20 horas, no teatro Marista. Os convites podem ser solicitados com a rádio CBN (Rua XV de Novembro, 591); o telefone para contato é 3028-1300.

O evento conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Sebrae, Hyundai Barigui, Princesa dos Campos, Colégio Marista e Unicesumar.

Pedro Doria é jornalista, escritor e colunista de veículos nacionais de comunicação (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.