em

“Tecnologia é essencial para elevação da produção agrícola”, diz Mapa

Inicia hoje (11) a 3ª Digital Agro, feira promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial em parceria com a Fundação ABC. A programação segue até quinta-feira (13) com a participação de aproximadamente 40 empresas expositoras e apresentações que discutirão os temas transformação digital, sustentabilidade, internet das coisas e smart farming (aplicação da tecnologia da informação e comunicação na agricultura).
É esperado um público de oito mil pessoas, entre produtores rurais – quase 70% dos visitantes –, prestadores de serviço na área de produção e comercial, startups, empresas ligadas ao setor agro e instituições governamentais e financeiras.
Uma das principais feiras de tecnologia digital para o agronegócio do Brasil, se destacando pela proximidade com as regiões produtoras de alimentos, a Digital Agro foi escolhida para sediar a primeira edição do Fórum de Inovação Agropecuária (Fia) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que será realizado na manhã de hoje (11).
O encontro será aberto pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Mapa, Fernando Camargo, que destaca que o desafio do país para os próximos anos é aumentar em cerca de 70% a produção agrícola nacional. “Não vamos conseguir atingir esta meta apenas aumentando a produtividade, sem necessariamente elevar a área plantada. E como vamos vencer este desafio? Com tecnologia e inovação”, ressalta o secretário.
Segundo o Mapa, cerca de 67% das propriedades agrícolas do país usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção. O objetivo do encontro é levantar as necessidades de cada região para fomentar o ambiente de inovação agropecuária. O FIA deverá contar com a presença da ministra Tereza Cristina e de outros ministros de Agricultura de cerca de 40 países produtores.
Outro evento que integra a programação é o Fórum Comercial. Agendado para a tarde desta terça-feira (11), discutirá os cenários nacional e internacional do mercado de economia do agronegócio. As palestras confirmadas são “Cenários para os Mercados de Soja e Milho”, ministrada pelo engenheiro agrônomo André Pessôa, e “Por que a economia deve melhorar e crescer mais do que você imagina nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades?”, com o economista Ricardo Amorim.

Programação
Após os dois fóruns, na noite de hoje (11) será feita a abertura oficial da 3ª Digital Agro. Amanhã (12) e quinta-feira (13) o público poderá conferir as novidades dos expositores e palestras com nomes que são referências em gestão e tecnologia. Outra atração da Digital Agro 2019 é a área central do Parque de Exposições, que terá a presença de diversas startups nacionais apresentando soluções aos desafios do agronegócio contemporâneo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.