em

Tecnologia do Senai de PG vai atender 79 aeroportos

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) iniciou ontem as comemorações da Semana da Indústria, em alusão ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio. Em Ponta Grossa houve a inauguração das instalações do Instituto Senai de Tecnologia (IST), voltado ao setor da construção civil. Com investimento de R$ 2,3 milhões, o instituto firmou parceria com a Infraero para atender, com tecnologia e inovação, 79 aeroportos brasileiros. “O IST de Ponta Grossa está viabilizando o modal aéreo”, destaca o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. Ele esteve ontem na cidade abrindo a Semana da Indústria, que terá atividades em todo o estado, terminando no dia 21 de maio, em Curitiba.

O presidente explica que o IST é voltado a soluções tecnológicas sustentáveis na construção civil, bem como desenvolvimento de novos materiais para o setor. Ao todo, o IST conta com oito laboratórios, entre eles o de cerâmica e artefatos, agregados e minerais, concreto e argamassa, solo e pavimentação, químico, tecnologias e confortos construtivos (normas de desempenho – NBR 15575) e Bulding Information Modeling (BIM).

Os serviços ofertados pelo IST são prestados por especialistas na área, sendo via consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de inovação. São aproximadamente 20 profissionais trabalhando no instituto.

Por funcionar em rede é o que o IST tem condições de atender os 79 aeroportos. “Este instituto vai atender todos os aeroportos do Brasil, construtoras e o sistema construtivo inteligente”, reforça.

Serviço

O IST, um dos sete institutos mantidos no Paraná, está instalado em um dos blocos do Senai na Vila Estrela. Qualquer empresa da construção civil do país pode solicitar um dos serviços prestados, basta entrar em contato com o Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sest/Senat).

 

Sistema Fiep lança projeto startups

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, aproveitou a vinda para Ponta Grossa e anunciou o lançamento de um projeto voltado a startups, em cinco regiões do Paraná.

Segundo o presidente, alunos do Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sest/Senat) ou do sistema público de ensino, inclusive, universitários, que tenham uma ideia de negócios poderão abrigar dentro da incubadora tecnológica do sistema. O processo de implantação deverá acontecer dentro de 90 dias.

Presente no lançamento, o prefeito, Marcelo Rangel, afirmou que o setor produtivo local passa por um grande momento. Ele destacou que Ponta Grossa é uma das únicas cidades do país, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que está gerando novos empregos e que o município alterou uma importante lei, consentindo que prédios acima de 30 andares sejam construídos na cidade. “Na prefeitura tem processos para construção acima de 50 andares”, disse ao comemorar a iniciativa do Sistema Fiep de implantar o IST, o que favorecerá a construção civil.

O prefeito destacou ainda que a prefeitura está investindo no projeto Cidade do Conhecimento, que prevê o parque ecotecnológico e o Instituto Federal do Paraná (IFP), ambos voltado a tecnologia, educação técnica e inovação.

 

Semana da Indústria tem homenagens

A programação da Semana da Indústria, em comemoração ao Dia da Indústria, teve homenagens na noite de ontem em Ponta Grossa. A Fiep homenageou a DAF Caminhões com a medalha de Mérito Industrial e o empresário Conrado Alberto Schiffer, da Metalúrgica Schiffer, falecido em setembro do ano passado, pela sua trajetória empresarial reconhecida como o título de Benemérito da Indústria.

As duas homenagens foram propostas à Fiep pelo Sidimetal, Sindimadeira, Sindicer Norte, Sindiminerais Paraná, Sindirepa Campos Gerais e Sindpan Campos Gerais.

A DAF Caminhões chegou ao Brasil em 2011. Em dois anos, construiu sua fábrica em Ponta Grossa. Já Conrado Schiffer desde criança frequentava a empresa fundada por sua família. Em 1972, aos 23 anos, foi eleito diretor da empresa, sendo reeleito por várias gestões consecutivas.

 IST é formado por oito laboratórios de tecnologia e inovação (Foto: José Aldinam)

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.