em

Tecnologia: conheça a moto que se equilibra sozinha

Equipamento vem sendo aprimorado ao longo dos últimos anos

Foto: Divulgação

A Honda desenvolveu uma tecnologia que permite que as suas motocicletas se equilibrem sozinhas. Pensando no melhor do conforto e praticidade para seus clientes, o recurso tecnológico permite que o piloto se preocupe apenas com a tarefa de direcionamento do veículo. Saiba mais sobre a moto que se equilibra sozinha:

Moto que se equilibra

Desenvolvida em 2017, a tecnologia Riding Assist permite que a moto se equilibre, em baixas velocidades, por um sistema equilibrador. Este sistema permite a maior facilidade da pilotagem, principalmente nos trânsitos engarrafados de grandes cidades. Essa tecnologia foi aprimorada, fazendo surgir a versão elétrica: a Honda Riding Assist-e.

A tecnologia equilibradora vem sendo constantemente aprimorada pela Honda. A versão mais recente do sistema permite o balanceamento dinâmico, funcionando na roda traseira.

Para a empresa, essa nova concepção do Honda Riding Assist, na qual é a roda traseira o agente de equilíbrio da motocicleta, demonstra não apenas a continuidade da pesquisa iniciada há alguns anos como também a criatividade dos técnicos envolvidos no projeto, que foram capazes de revolucionar o conceito técnico inicial da moto que se equilibra sozinha, mirando o mesmo objetivo: dar aos clientes o melhor da tecnologia.

O sistema funciona através de dois atuadores comandados por servo-motores elétricos ligados a unidade de controle eletrônico, que através de inúmeros sensores “leem” em tempo real a condição de estabilidade da moto, providenciando o equilíbrio.

Assim, resta ao piloto a simples tarefa de girar o guidão, sem que seja necessário o uso do corpo para manter o equilíbrio da motocicleta.

Veja vídeo explicativo:

A Honda está trabalhando para que a tecnologia chegue às motos de normal produção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.