Menu
em

TCU aprova com ressalvas contas da gestão Lula

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, dia 1.º, com ressalvas, as contas da gestão do ex-presidente Lula. Foram feitas oito ressalvas e 23 recomendações no parecer, que agora passa pelo Congresso. Os deputados e senadores podem rejeitar ou aprovar as contas.

Os principais problemas apontados pelo TCU são relativos às dívidas de curto prazo, os chamados restos a pagar, que no ano passado atingiram R$ 129 bilhões. O governo Lula também não conseguiu corrigir a falta de análise da prestação de contas dos convênios realizados, recomendação que havia sido feita em 2009.

O relatório chama a atenção para a terceirização. Segundo o parecer, os órgãos públicos têm 18 mil pessoas trabalhando irregularmente nessa situação, cujo impacto nas despesas com pessoal é grande. Para o ministro Aroldo Cedraz, relator das contas, ainda falta eficiência para o Ministério da Saúde, que recebeu mais recursos mas os mal utiliza. Já em relação à educação, foram feitos elogios pela diminuição da desproporção entre investimentos na educação básica e no ensino superior.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile