em

Suplentes se desentendem e Pascoal cancela licença

Rodrigo Covolan
DIVERGÊNCIA Davi Scheiffer discutiu com Pascoal Adura e negou ter desistido da vaga na Câmara Municipal

 

A princípio, seria uma situação daquelas que já se tornaram habituais na Câmara Municipal: o vereador Pascoal Adura (PMDB) se licenciaria do cargo pelo período de 30 dias e em seu lugar assumiria um suplente do partido. No entanto, os dois cotados para o posto, Davi Scheifer e Nilton Gomes, o Professor Goiaba, não falaram a mesma língua. Trocaram acusações, provocaram desentendimentos e fizeram com que Pascoal cancelasse o pedido de licença. Dessa forma, ninguém assumirá sua vaga no período em que estiver ausente.

Na última quinta-feira, Pascoal se licenciou do cargo para se submeter a uma cirurgia. Nesse caso, o primeiro suplente é Davi, que em 2008 fez 2.130 votos e ficou famoso com o bordão “vamos ajudar o Davi?” No entanto, o vereador foi informado por Goiaba, segundo suplente e presidente municipal do PMDB, que Davi teria aberto mão do cargo, o que daria a oportunidade para que ele ocupasse a vaga a partir da próxima segunda-feira.

Na tarde de ontem, o primeiro suplente esteve na Câmara e se disse surpreso com a notícia de que Goiaba iria ocupar a vaga. “Eu sabia que o Pascoal iria se licenciar, mas não recebi a convocação para assumir o cargo. Fui o mais votado pelo povo, a lei tem que ser respeitada. Isso aqui não é ditadura”, bradou Davi. Ele negou ter mantido qualquer conversa com Goiaba e garantiu que em nenhum momento manifestou desinteresse em assumir a vaga de Pascoal.

Enquanto Davi conversava com a reportagem na sala de imprensa da Câmara, Pascoal chegou e procurou se explicar. O vereador reafirmou a versão de que ouviu de Goiaba a informação de que ele não teria interesse em ocupar a vaga temporariamente. “Não fiz nada errado e não usei de má fé contigo”, disse Pascoal. Exaltado, Davi chegou a chamar o parlamentar de “ladrão” e em seguida deixou a Câmara dizendo não querer mais conversa com ninguém.

Após o episódio, Pascoal protocolou o cancelamento de seu pedido de licença. De acordo com ele, sua cirurgia continua marcada para a próxima segunda-feira, mas não serão utilizados os 30 dias de vacância. “Vou ver ainda se eu peço 27, 28 dias… mas não vai assumir ninguém no meu lugar, pelas atitudes desrespeitosas com esta casa de leis, com seus funcionários e os meus assessores”, concluiu.

 

Goiaba promete levar Davi ao Conselho de Ética

 

Após o incidente que envolveu o vereador Pascoal Adura e seu primeiro suplente, Davi Scheiffer, o presidente municipal do PMDB e principal alvo da discórdia, Nilton Gomes, o Professor Goiaba, esteve na Câmara Municipal. Ao lado do parlamentar, ele confirmou a versão de que o suplente teria desistido de ocupar a vaga e prometeu levar o caso para o Conselho de Ética do partido.

Goiaba relatou ter conversado quatro vezes com Davi desde que Pascoal confirmou seu licenciamento do Legislativo. “Ele me disse que não assumiria pelo fato de não querer compromisso por apenas 30 dias, que o tempo não seria suficiente para ele desenvolver aquilo que queria”, relatou o dirigente. Ele negou a existência de qualquer acordo para assumir o cargo, apontando o desinteresse de Davi como único motivo para ocupar a cadeira de Pascoal.

Ainda segundo Goiaba, a postura de Davi, que discutiu asperamente com Pascoal, será levada ao Conselho de Ética do PMDB. “O Conselho de Ética será convocado para discutir essa situação. O Davi tem sua representatividade, mas precisa respeitar os vereadores. O PMDB é um partido de respeito, onde é preciso respeitar a hierarquia. Vamos exigir que ele se retrate”, anunciou.

Quando um vereador se licencia por 30 dias ou mais, o primeiro suplente é convocado para assumir a vaga. Para que ele abra mão desse direito, é necessário assinar um documento emitido pela Câmara Municipal. Tanto Davi como Goiaba confirmaram ontem que esse termo de compromisso ainda não havia sido assinado. O presidente da Câmara, Maurício Silva (PSB), também informou que não foi feita a convocação do suplente para a vaga de Pascoal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.