em

Site mostra quais os pontos impróprios para banho no litoral de SC

Reprodução/IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) disponibiliza um site que mostra, em tempo real de acordo com a última análise, quais os pontos próprios e impróprios para banho no litoral de SC.

O acesso o pode ser feito através do link balneabilidade.ima.sc.gov.br, onde é possível visualizar as “bandeirinhas” através de um mapa interativo ou selecionando a praia desejada. As informações apontam as condições apontadas nas cinco últimas análises.

Em Balneário Camboriú, por exemplo, um dos destinos mais procurados no estado, toda a Praia Cntral está imprópria para banho em todas as últimas cinco coletas, desde 12 de dezembro. Já as praias de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, que também ficam na cidade de SC, mas longe do “miolo” urbano, possuem pontos próprios para banho.

Mais de a metade dos pontos de banho de SC está imprópria

O sexto relatório de balneabilidade da temporada, divulgado em 28 de dezembro, aponta que mais de a metade (54,01%) dos pontos estavam impróprios para banho no estado de SC.

“O fator chuvas torrenciais, que foge ao controle humano, continua impactando nos resultados de balneabilidade de muitas praias catarinenses. Sendo impossível controlar ou conter as precipitações, seus danos, prejuízos, orientamos que seja evitado o banho por no mínimo 24/48 horas após as chuvas, em especial em locais próximos ao deságue de tubulações, valas, riachos ou rios, bem como, em locais com águas estagnadas”, orienta o gerente de Laboratório e Medições Ambientais, Marlon Daniel da Silva. 

O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O local é considerado Próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Impróprio, quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências: 

  • não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias; 
  • quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.