em

Sistema paranaense de prevenção de desastres será apresentado na ONU

Foto: Arnaldo Alves/ Anpr

O sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais será apresentado em evento mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá mais de oito mil pessoas em Sendai, no Japão, de 14 a 18 de março. O sistema, hoje disponível e utilizado pelos 399 municípios do Estado, foi premiado pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU.

É o único projeto brasileiro premiado na campanha global “Fazendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria “Aplicações de Sistemas de Informação de uso interno”. A participação na Conferência Mundial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, no Japão, é um dos resultados do prêmio.

Como funciona

Cada município cadastra no sistema as áreas de risco de seu território, com fotos e mapas, e os principais acidentes naturais registrados na cidade. Os municípios também indicam os locais que tenham infraestrutura para acolher desabrigados (escolas, igrejas, ginásios de esporte) e os recursos existentes para o apoio ao atendimento da população (veículos, ambulâncias, maquinário). Também definem os responsáveis pelas funções, com telefones e endereços para contato.

“Isso facilita muito no momento de prestação de socorro”, ressalta o coronel Barros. “Por exemplo, quando é necessário decretar estado de emergência ou de calamidade pública, basta preencher corretamente os dados que o sistema gera o documento, sem erros. As cidades podem receber apoio o mais rápido possível”, explica.

Formado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atua na produção e difusão de pesquisas sobre a redução de riscos de desastres naturais. O Ceped é o gestor de uma rede de universidades públicas e particulares, centros de pesquisas e institutos que tenham afinidade com o tema e que queiram colaborar com estudos e trabalhos para apoiar o Estado e municípios em ações de prevenção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.