Menu
em

Sistema Fiep ajuda colaboradores a perderem peso

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, atualmente, metade da população brasileira está acima do peso. Para incentivar hábitos saudáveis, melhorar a produtividade e reduzir problemas ocasionados pela obesidade (pressão alta, colesterol e doenças cardiovasculares), o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, desenvolve nas indústrias o Cuide-se+ Alimentação Saudável. O projeto funciona em oito eixos principais, desde a prevenção de acidentes do trabalho, até o incentivo à pratica de atividades físicas e educação alimentar.

Foi pela educação alimentar, em uma cooperativa do setor de avicultura de Cascavel (Copacol), que funcionários de três setores perderam juntos, em sete meses, 190 quilos. O trabalho foi acompanhado mensalmente pela equipe do Sesi, promoveu palestras educativas, e o planejamento alimentar individual de cada participante.

O auxiliar de transportes, Adriano Lima Cavalcantti, foi um dos 80 colaboradores que participou do programa e, em sete meses, perdeu 16 quilos. "Meu guarda-roupa inteiro mudou, a autoestima e a disposição para trabalhar também melhoraram. Consegui até diminuir a gordura no fígado que era uma preocupação que eu tinha antes de entrar para o projeto", conta. Adriano começou a participar do Cuide-se+ com 102 quilos e mesmo depois da primeira etapa do programa finalizada, continuou a perder peso. Na última visita da equipe do Sesi (agora as consultas acontecem trimestralmente), ele chegou à marca de 20 quilos perdidos. "Atingi minha meta inicial e a ideia agora é manter o peso e melhorar a prática de exercício", comemora.

De acordo com a nutricionista do Sesi, Juliana Nadal, o Cuide-se+ Alimentação Saudável busca se adequar à realidade de cada empresa e também da vida do participante. "A ideia é que a pessoa mude seus hábitos, e que consuma comida de verdade, sem precisar gastar mais para isso. Segundo ela, nessa cooperativa os colaboradores fazem de uma a três refeições no local e, por isso, a sugestão de cardápio elaborado tem como base aquele que é oferecido pela empresa ao funcionário. "Para perder peso não existem milagres. A alimentação está no centro de tudo e o segredo está na qualidade dos alimentos ingeridos", detalha.

Como funciona

A empresa que contrata o serviço do Programa Cuide-se+ Alimentação Saudável do Sesi no Paraná, recebe a visita de nutricionistas, que fazem uma palestra, geralmente sobre alimentação saudável, e a apresentação sobre o projeto. Depois é realizada uma consulta inicial, com anamnese completa e avaliação antropométrica (peso, altura, circunferência de cintura e braço, e ainda bioimpedância). Com base nessas informações, é traçado um plano individual acompanhado em visitas mensais, com duração de 30 minutos para cada participante. É quando são realizadas a pesagem e a análise das medidas, além de uma conversa sobre as principais dificuldades e ganhos daquele mês.

"É uma oportunidade ímpar que o colaborador tem ao participar do Cuide-se+ Alimentação Saudável, uma vez que ele pode fazer as consultas em seu horário de trabalho e os resultados obtidos têm sido bastante satisfatórios", acredita a nutricionista Juliana Nadal.

Para mais informações sobre o projeto www.sesipr.org.br/cuide-se-mais/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile