em

Sindicato vai pedir para que deputados rejeitem projeto do governo

Arquivo DC
Escolas devem ter mudanças na escolha de diretores

O sindicato que representa os professores da rede estadual, a APP Sindicato, pediu que os deputados rejeitem o projeto do Executivo que propõe mudanças no sistema de escolha dos diretores das escolas da rede estadual de ensino.

A proposta do Governo Estadual foi aprovada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na semana passada e entre as mudanças sugeridas está a adoção do voto igualitário, ou seja, o mesmo peso para votos de educadores, servidores, pais e alunos. Atualmente, no Paraná, o voto da categoria dos professores tem mais peso que o da comunidade.

A APP emitiu uma carta em que classifica o projeto de lei do Executivo como um ‘retrocesso’ e que ‘vai na contramão da Gestão Democrática Escolar, bem como, desrespeita a luta histórica dos(a) educadores(as) paranaenses por uma escola participativa e democrática’. Os professores também questionam a proposta de abertura de impossibilitar um mandato de um diretor em dois e não quatro anos.

A APP se dirigiu a cada um dos deputados estaduais pedindo para que votem contra o projeto governista. A oposição ainda não se decidiu se irá rejeitar a proposta na íntegra ou se apresentará emendas para alterar o projeto. Já a bancada ‘independente’ pediu esclarecimentos ao governo e em seguida irá definir pelo posicionamento.

O governo estadual informou que deverá realizar, no próximo dia 14, uma audiência pública, para que a proposta seja debatida entre parlamentares e professores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.