em

Simepar planeja incrementar tecnologia para prever desastres naturais

Cada vez mais frequentes em vários pontos do país e do mundo, catástrofes causadas por temporais, tempestades, granizo, enxurradas e vendavais despertam a sociedade para a necessidade de monitoramento dos fenômenos climáticos severos. Neste ano, fortes chuvas deixaram um rastro de destruição com mortos e feridos na Bahia e em Santa Catarina. Nos EUA, tornados castigaram Baltimore e o Texas. Na Índia, uma onda de calor causou mais de duas mil mortes nas últimas semanas.

Para aumentar a precisão das estimativas de chuvas feitas pelo Simepar, está prevista a aquisição de outros dois radares de dupla polarização a serem instalados no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba. Uma vez implantados esses equipamentos, o território paranaense estará completamente monitorado por radares, satélites, estações de superfície e sistema de detecção de raios.

O novo sistema de radares para o Litoral e a Capital deverá ser adquirido com recursos do Banco Mundial destinados ao projeto Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres (FGRD). A equipe do Simepar está tecnicamente capacitada para instalar, operar e manter essa tecnologia de ponta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.