Os trabalhadores brasileiros podem solicitar o seguro-desemprego pela internet através do portal Emprega Brasil. O chamado seguro-desemprego 100% web permite que o benefício seja concedido sem a necessidade de comparecimento a um posto de atendimento.
Pelo portal, o trabalhador pode consultar também as oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional que estejam sendo ofertados próximos ao local onde reside.
O trabalhador deve informar alguns dados e preencher um formulário e depois o sistema irá checar se as informações necessárias constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo necessário caso o trabalhador vá diretamente a uma agência. Caso contrário, será necessário o comparecimento a postos de atendimento.
O Governo Federal estima que um em cada quatro trabalhadores desempregados pode receber o seguro apenas com o acesso on-line. Podem receber o benefício os trabalhadores que foram dispensados de trabalhos formais, com carteira de trabalho assinada. O seguro é de três a cinco parcelas e é calculado conforme o tempo trabalhado. Atualmente existem cinco modalidades para pagamento do seguro-desemprego e os valores variam de R$ 998 a 1.735,29.
Documentos para pedir o seguro – Guias entregues pelo ex-empregador ao homologar a demissão – Termo de rescisão – Carteira de trabalho – Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – Identificação do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) – Documento de identificação com foto |