Menu
em

Segurança na estrada: 10 dicas para viajar de carro com a família

Viajar é um dos grandes prazeres da vida. Viagens de carro, além de serem econômicas e garantirem facilidade de locomoção em seu destino, representam um ótimo jeito de aproveitar mais um passeio em família. Portanto, atente-se a algumas dicas de como manter você e quem você ama seguros na estrada.

Verifique a documentação e o seguro do veículo

Como está a documentação do seu carro? O veículo possui seguro? Essas são duas perguntas cruciais a serem feitas antes mesmo de iniciar o planejamento da viagem. A documentação irregular pode causar problemas como multas (dirigir com documentação vencida é infração gravíssima) e até mesmo a detenção do carro no meio da viagem. Se o veículo ainda não possui seguro, é importante cuidar disso antes da viagem. O valor a ser pago varia conforme a avaliação realizada com base na Tabela FIPE.

Faça a manutenção do veículo com antecedência 

Além de verificar toda a parte mecânica, ajuste a calibragem dos pneus, já que, considerando as malas, o carro ficará mais pesado. Verifique também os freios e demais fluidos do motor, como óleo e água. Faça uma revisão completa em seu carro para que ele não te deixe na mão no meio da estrada.

Analise sua rota

Pesquise sobre o trajeto para evitar congestionamentos, assim você não perde tempo desnecessário na estrada e aproveita mais do passeio com sua família. Além disso, planejar a rota permite que você fique a par de possíveis perigos no caminho, caso sua viagem seja em horários não convencionais, como de madrugada, protegendo sua vida e a de quem você ama.

Planeje-se financeiramente

Com todos os gastos já existentes em uma viagem, calcule o quanto deve gastar com pedágios, combustível e prováveis custos de emergência. 

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente existem inúmeros aplicativos que podem facilitar a sua viagem, desde aqueles que indicam a melhor rota, até alguns que indicam congestionamentos, postos de gasolina e lugares úteis ao longo do seu caminho. 

Cuide da segurança do seu pet

Dependendo do tamanho do seu animalzinho, certifique-se qual modo é melhor para transportá-lo. Seja em caixas ou bolsas próprias para este fim, ele deve sempre ser posicionado no banco de trás, com o cinto de segurança, ou no assoalho do veículo. Leve água fresca e ração suficiente. 

Prepare-se para emergências 

Nunca se sabe quando podemos precisar de algum remédio para enjoo, dores no corpo, dor de cabeça ou até mesmo fazer curativos. Portanto, mantenha sempre em seu carro um kit de primeiros socorros e, dessa forma, evite paradas desnecessárias durante a sua viagem.

Cuidado com seus pertences

Mesmo o carro sendo um veículo próprio, não é recomendado deixar documentos, bolsas, instrumentos eletrônicos e demais pertences à mostra. Ao parar para abastecer, alimentar-se ou algo do tipo, guarde tudo no porta luvas – no caso de objetos menores – ou no porta malas, no caso de bolsas maiores.

Ofereça conforto e segurança às crianças

Leve consigo trocas de roupa, lenços umedecidos, água fresca, mamadeiras, lanches, e também brinquedos, livros e outros itens que ofereçam conforto e distração aos pequenos durante o trajeto. Lembre-se: criança sempre no banco de trás, e até os 7 anos e meio apenas com o uso de cadeirinhas ou assentos elevados, conforme o modelo indicado para a faixa etária. 

Cuidado com excesso de informações

Não deixe explícito em seu veículo quantas pessoas tem na sua família. Por meio de adesivos, ou outros tipos de sinalizações, pode não ser seguro manter esse detalhe à mostra durante a viagem.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile