em

Segue para sanção do Executivo projeto que amplia possibilidades de ascensão de praças da PM

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei nº 363/2018, do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Estadual nº 5.940/1969 – Lei de Promoção de Praças da Policia Militar do Paraná. A matéria passou em primeira e em segunda votação, em sessão ordinária e outra extraordinária realizadas nesta segunda-feira (2). A matéria agora segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado, uma vez que não recebeu emendas de plenário e teve o requerimento de dispensa de votação da redação final.

A proposta permite ao soldado e ao cabo da Policia Militar perspectivas de ascensão na carreira de forma programada, bem como o estabelecimento de critérios de aferição do mérito mais compatíveis com o que se espera da atuação de um profissional de segurança pública.

Ao modelo atual é atribuído o fato de centenas de postos de 3º sargento e cabo da PMPR e do Copo de Bombeiros não serem preenchidos, gerando transtornos para a Corporação e, especialmente, para os militares envolvidos, que não conseguem vislumbrar uma evolução na carreira e acabam optando por uma transferência precoce para a reserva remunerada. 

Comemoração 

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), comemorou a aprovação do PL 363/2018. “Precisamos valorizar nossos heróis que sempre nos defendem, muitas vezes com suas próprias vidas. E esse projeto de lei foi uma luta nossa, em conjunto com todos os praças de nosso Estado” afirmou o deputado Hussein Bakri, que recebeu uma comitiva de policiais de União da Vitória e representantes dos praças de todo Paraná. 

Para o cabo Carlos Souza, que representa o grupo 'Praças Unidos', a aprovação do projeto mostra que toda luta é importante: “Quero agradecer todos os deputados pela votação, o Governo do Estado do Paraná e principalmente do deputado Hussein, que nos abriu as portas do governo e da Assembleia  para tratar desse tema”, disse Souza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.