Menu
em

Secretaria vai intensificar parcerias


POSSE
Serginho e Romanelli durante solenidade em Ponta Grossa

Intensificar as parcerias entre os setores empresarial e produtivo é uma das principais metas da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que ganha essa nova denominação após uma redefinição de sua estrutura. As novidades foram anunciadas pelo secretário Luiz Cláudio Romanelli, que esteve em Ponta Grossa ontem pela manhã, comandando a solenidade de posse do novo chefe do escritório regional, Serginho Zadorosny.

“Queremos trazer o setor empresarial mais próximo da nossa gestão”, afirmou Romanelli em seu discurso. De acordo com ele, o objetivo é firmar parcerias entre empregadores e trabalhadores para discutir ações de qualificação profissional, estratégias de desenvolvimento e crescimento da economia. “Temos que enfrentar políticas agressivas de outros estados e para isso é preciso mediar os conflitos e unir forças”.

Romanelli citou como exemplo dessa parceria o debate sobre o novo salário mínimo regional, promovido no Conselho Regional do Trabalho. Em reunião realizada na última segunda-feira, foi definido em acordo tripartite o reajuste de 6,9% no piso estadual, que ficará entre R$ 708,74 e R$ 817,78, dependendo da faixa de atuação do trabalhador. “Conseguimos um acordo inédito. Agora vamos debater a instituição de um mecanismo permanente para promover o reajuste”, destacou.

No tocante à qualificação profissional, o secretário anunciou que uma de suas metas é criar um fundo estadual de apoio ao trabalhador. “Precisamos reunir sindicatos, universidades, a rede de ensino estadual e aproveitar as potencialidades para qualificar os trabalhadores”, frisou. Além disso, a pasta irá cuidar das ações de economia solidária, apoiando o cooperativismo e o associativismo.

O novo chefe do escritório regional anunciou que uma das primeiras ações será o levantamento de todas as agências do trabalhador na região. “Também vamos procurar fazer cursos de qualificação em parceria com as universidades. Vamos fortalecer esse elo entre os municípios e a secretaria”, disse Serginho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile