em

Secretaria quer qualificar três mil trabalhadores em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pretende qualificar, neste ano, entre 2,5 mil e três mil trabalhadores. Para tanto deverão ser realizados 33 cursos ou mais em diversas áreas. Destes, dez serão com recursos do município e consumirão pouco mais de R$ 100 mil, valor suficiente para qualificar 407 profissionais, em 15 turmas. Como parceiros a prefeitura conta o Sistema S (Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Serviço Nacional do Comércio), além da Faculdade Sant’Ana.

Para o diretor do Departamento de Qualificação Profissional da secretaria, Derci Roberto Cabral Nunes, a quantidade de pessoas que poderão ser qualificadas em 2015 é expressiva. “Na atual conjuntura que o país está atravessando é um número excelente”, avalia. Ele lembra que no ano passado foram mais de quatro mil vagas abertas em razão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), porém, para este ano, ainda não há previsão de capacitação via Governo Federal.

O diretor considera que o aumento no número de cursos (superior a 33) dependerá da demanda para o segundo semestre. “As parcerias vão acontecendo no decorrer do ano”, explica ao lembrar que as indústrias também fazem solicitações de cursos de qualificação. Todas as pessoas podem participar dos treinamentos, no entanto é preciso atender requisitos como idade (se for o caso).

Leia mais na edição impressa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.