em

Sebrae/PR e Castrolanda concluem mapeamento para a utilização de energias renováveis

Após um ano de trabalho, o Sebrae/PR apresentou no dia 29 de novembro, na Fundação ABC, em Castro, o mapeamento das soluções em energias renováveis que poderão ser implementadas pela Castrolanda Cooperativa Agroindustrial. O levantamento, realizado de setembro de 2015 a novembro passado, é resultado de uma cooperação técnica entre a Castrolanda e o Sebrae/PR. A parceria teve como base o Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, na modalidade aglomerados produtivos, com investimentos de ambas as entidades.

O documento foi entregue para o presidente da Castrolanda Frans Borg e para o diretor de Operações Marco Antonio Prado. A apresentação do mapeamento foi realizada pelo especialista e consultor internacional em energia Claudio Lima e contou com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ao todo, foram mapeadas 19 unidades industriais da cooperativa. Entre elas, as unidades de Beneficiamento de Leite, Beneficiamento de Batatas e Sementes, Beneficiamento de Grãos, Beneficiamento de Feijão, Unidade Industrial de Carnes e a matriz da Castrolanda, situada em Castro. Nelas, o levantamento apontou quais são as potencialidades de energia fotovoltaica, que aproveita os raios solares para a geração de energia, e também de energia eólica, gerada pelo vento.

Já o estudo de potencial de geração de energia através de biodigestores foi realizado em 450 propriedades rurais pertencentes aos cooperados da Castrolanda. Também foram realizados dois estudos de caso de viabilidade técnica e financeira para a utilização de energia solar, eólica e biogás na Unidade Industrial de Carnes, e para o uso de biogás e biometano na Chácara Marujo. “O projeto é de extrema importância para nortear o planejamento energético da cooperativa e cooperados nos próximos anos, buscando segurança energética e preços competitivos, destacando também a criação de novos negócios, visando agregar valor à cooperativa e aos cooperados”, destaca o coordenador de Engenharia da Castrolanda, Vinicius Guilherme Danieli Fritsch.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, o projeto firmado entre o Sebrae/PR e a Castrolanda é pioneiro e retrata a importância do produtor rural garantir a segurança energética. “É um ganho mútuo, pois além das unidades industriais da Castrolanda, os cooperados também poderão utilizar energia renovável em suas propriedades. É um projeto que pode ser replicado em outras cooperativas do país e novos negócios podem ser gerados em função da energia renovável”, expõe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.