O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) registrou taxa de exclusão de -9,68% em dezembro de 2011, comparado a dezembro de 2010. A inclusão de pessoas no Serviço também teve queda de -25,22% em relação ao mesmo período. Dados do SCPC revelam que as consultas ao Banco de Dados do Serviço para informações de crédito e cheque teve aumento de 2,25% no mesmo período analisado.
O diretor de Novos Produtos e Tecnologia da Acipg, Marcos Rogério Dombrowski, destaca que o aumento nas consultas é resultado do crescimento da Acipg. A entidade teve aumento significativo do quadro de associados em 2011, o que reflete no número de usuários do Serviço. Hoje, a Acipg possui 2.600 sócios, comenta.
De acordo com Dombrowski, a campanha Limpe seu Nome e o uso do 13º salário para efetuar pagamentos de inadimplência refletem os índices de exclusão e inclusão passados pelo SCPC. A campanha e o uso do 13º tiveram significativa ação no fim de 2011. No balcão do SCPC foram realizadas várias reativações de crédito no comércio local, entre os meses de agosto a dezembro, ressalta.