Menu
em

Santuário de Brotas será incluído em pacote de agência de turismo de Curitiba

Um dos primeiros reflexos da inclusão do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, a Rota do Rosário, é a inserção do local em pacotes turísticos de uma agência de Curitiba. A operadora de turismo montará, a partir de maio, uma peregrinação por nove locais da Rota, onde ocorrerão atividades específicas. E o Santuário de Brotas encerrará a caravana. A oficialização da inclusão do Santuário a Rota do Rosário se deu no último dia 27, com a assinatura de uma ata pelos bispos de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, e de Jacarezinho, Antonio Braz Benevente. Foi em Jacarezinho que surgiu o projeto de evangelização da Rota, em 2008, tendo por finalidade a comunhão entre santuários e divulgação dos patrimônios cultural, histórico e arquitetônico do Norte Pioneiro aos Campos Gerais.

De acordo com o padre Evandro Luís Braun, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, apesar de constar de documentos, manuais e livros como parte da Rota, o Santuário não era oficialmente seu integrante. "Há algum tempo temos conversado, eu e o coordenador da Rota, padre Celso (Miqueli), com a anuência dos dois bispos, e percebemos que seria bom para a Rota do Rosário e também para o Santuário a inclusão. Com ela, existiria um trabalho conjunto em santuários e destinos religiosos, no sentido que um atrativo conduza ao outro fazendo com que as pessoas se encontrem com Jesus. Ideia é evangelizar através do Turismo", comentou o reitor. Na prática, a coordenação do santuário de Piraí do Sul passará a trabalhar em conjunto com os responsáveis pela Rota, a participar dos encontros e reuniões. "Com isso, haverá um aprendizado muito grande porque a troca de experiências entre os vários santuários e destinos nos deixará mais fortes a nível estadual, aumentará os contatos", acrescenta.

Padre Evandro lembra que, na Rota do Rosário, aumenta bastante o acesso à Secretaria estadual de Turismo, à Paranatur, facilita e ampliam-se os diálogos. Aliado a isso, os materiais de divulgação serão feitos em conjunto, com uma maior tiragem, o que possibilitará patrocínios melhores. "Essa experiência dessa agência de turismo de Curitiba, de vender pacotes e trazer visitantes para o Santuário de Brotas é o primeiro fruto concreto da inclusão na Rota. À medida que forem vendendo os pacotes, as caravanas se repetirão".

A Rota do Rosário é a composição de um terço e o Santuário de Brotas está na linha direta do desenho do terço. O santuário foi inserido pela proximidade e porque tem ganhado visibilidade e valorização devido as festas e atividades que nele se desenvolvem, justifica padre Evandro. A inclusão vai exigir medidas que favoreçam a visitação. "Vamos seguir nos passos que já estamos dando de melhorar sinalização, acessibilidade e informação dadas. Com a mudança, os voluntários e colaborares precisarão ter um conhecimento mais amplo da realidade turística e especialmente da Rota do Rosário. Eles vão precisar saber falar sobre todos os atrativos aos visitantes e acolher bem os que vem, os incentivando a ir aos outros destinos".

 

Festa

O reitor do santuário garante que o sucesso da Festa de Nossa Senhora das Brotas pesou muito na inserção do santuário na Rota do Rosário. "Houve um encantamento dos reitores e responsáveis pelos destinos turísticos pela Festa, de como ela é organizada, como ela acontece. Este ano, perto de 20 mil passaram pela festa e a chuva, ao invés de atrapalhar, acabou favorecendo o aspecto religioso e de convivência das pessoas.

A avaliação foi muito positiva. "As pessoas ficaram embaixo das tendas e procuraram os locais de oração", destaca, citando que a programação seguiu praticamente o mesmo o roteiro do ano passado, com exceção do retorno dos seminaristas para a oração pelos fieis e a inclusão da Capela de Frei Galvão entre os pontos de oração, com a distribuição das pílulas.

(Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile