Menu
em

Saiba quem são os “Cabeças” do Paraná no Congresso Nacional de 2020

Todos os anos, desde 1994, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) elege os 100 "Parlamentares Cabeças do Congresso Nacional", que é composto por 513 deputados federais e 81 senadores. Este ano, são sete "Cabeças do Paraná", sendo seis deputados e um senador.

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), que é de Campo Mourão e está no quinto mandato, este ano aparece pela 12ª vez entre os escolhidos pelo DIAP. Ele se destaca por ser " formulador".

O senador Alvaro Dias (Podemos), de Londrina, que está no quarto mandato no Senado, figura entre os eleitos pela 11ª vez e se destaca por ser "debatedor".

O deputado federal Ricardo Barros (PP), que é de Maringá e está no sexto mandato, aparece entre os 100 "Cabeças" pela 10ª vez por ser "formulador".

Outro deputado que também recebe o título pela 10ª vez é Gustavo Fruet (PDT), de Curitiba. Ele está no quarto mandato e é considerado "formulador".

A deputada federal Gleise Hoffmann (PT), que é de Curitiba e está no primeiro mandato na Câmara, figura entre os eleitos pelo DIAP pela 7ª vez – ela foi senadora por oito anos. Seu forte é ser "articuladora".

O deputado Felipe Francischini (PSL), também de Curitiba, aparece pela 2ª vez entre os "Cabeças" e está no primeiro mandato na Câmara Federal. Seu forte é ser "articulador".

Outro paranaense que é eleito pela 2ª vez é Enio Verri (PT), de Maringá. Ele está no segundo mandato e é considerado "negociador".

Conceito

Os "Cabeças do Congresso Nacional" são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

O destaque nesses atributos pode ser "pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão". 

Veja a lista completa, que foi divulgada nesta sexta-feira (17), aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile