Menu
em

Saiba quem pode se candidatar às eleições

Agência Brasil / Arquivo

Você sabe quem pode se candidatar às eleições? Este ano os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer aos cargos eletivos, todos os cidadãos podem participar da disputa, mas devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral. 

Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e devem ter domicílio eleitoral no local da eleição um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelos menos seis meses antes das eleições. 

A idade mínima para candidatura também deve ser respeitada. Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter 35 anos na data da posse. Para os cargos de governador e vice a idade mínima é de 30 anos, e de 21 anos para quem vai concorrer aos cargos de deputado federal, estadual ou distrital. 

No quesito de quem pode se candidatar às eleições brasileiras ainda está a a Lei da Ficha Limpa. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados por oito anos. 

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro de 2022. O eventual segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador será no dia 30 do mesmo mês. A diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro do ano que vem.

Ponta Grossa

Ponta Grossa deve contar com quase 250 mil eleitores nas eleições deste ano, cerca de 10 mil a mais do que nas últimas eleições, realizadas em 2020. Os dados foram repassados à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e referem-se às solicitações feitas dentro do prazo estipulado nacionalmente para a regularização (4 de maio). Agora, a Justiça Eleitoral tem até 1º de junho para analisar os pedidos e processar os dados.

De acordo com o TRE-PR, só neste ano mais de 3.500 eleitores solicitaram transferência de título para a cidade. 1.589 o fizeram em abril e 660 nos 4 primeiros dias de maio, por exemplo.

Mas o que mais chama atenção nos dados é o aumento da vontade de participação de jovens no processo eleitoral, que cresceu seis vezes desde a última eleição. Enquanto que em 2020 apenas 452 eleitores com menores de idade estiveram aptos a votar nas eleições municipais, agora 3.031 requereram o seu direito.

São 1.920 com 17 anos, versus 376 na última eleição, 939 com 16 anos, versus 76 em 2020, e 172 com 15 anos, que devem completar a idade mínima para votar até o dia das eleições 2022, 2 de outubro.

O voto de menores de idade é opcional, assim como o de idosos com mais de 70 anos. Neste caso, Ponta Grossa soma cerca de 18 mil eleitores com mais de 70 anos que poderão estar aptos a votar neste ano – aproximadamente 1.600 a mais do que no último processo eleitoral.

Saiba mais neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile