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Saiba como bloquear ligações de telemarketing

Procon-PR oferece formulário para evitar as ligações indesejadas

Pessoa discando em um telefone fixo com um número na tela.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante que, a partir de agora, só vai receber ligação de telemarketing quem quiser. Será? Bom, essa é a promessa. É que começou a valer nesta semana uma nova exigência em relação às empresas que prestam esse tipo de serviço. A partir de agora, toda ligação de telemarketing deverá exibir o código de identificação 0303 na frente do número de origem. Ou seja, quem ver esse número saberá que se trata de oferta de produto ou serviço. Essa novidade traz mais um benefício: se você quiser, poderá bloquear ligações de telemarketing.

Para isso, o Procon-PR disponibilizou um link através do qual basta preencher um breve formulário para evitar essas ligações indesejadas.

Bloquear ligações de telemarketing

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais acessou o sistema para ver qual é o grau de dificuldade. Se você já tiver cadastro na Central de Segurança do Paraná, será preciso cerca de dois minutos para incluir seu telefone na lista dos que não querem mais saber de ligações de telemarketing.

No final do cadastro, onde pede o número de telefone a ser bloqueado, é preciso inserir o seu próprio número (porque, na verdade, é o seu número que será bloqueado para o serviço de telemarketing, e não o contrário). Com isso, todas as ligações 0303 deixarão de chegar até seu aparelho. Tem um porém: o número precisa estar vinculado ao seu CPF.

Segundo a Anatel, nesse primeiro momento as mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Central de Segurança

Caso ainda não tenha cadastro na Central de Segurança, será preciso fazê-lo primeiro, a partir do mesmo link. O preenchimento também é rápido.

E funciona?

Saberemos em breve. Isso porque, segundo o Procon-PR, uma vez feito o cadastro solicitando o bloqueio, as empresas têm até 30 dias para parar com as ligações. Mas, se depois desse período as ligações continuarem, será preciso anotar o número e nome da empresa, horário de ligação e nome do atendente, para reclamar junto ao Procon. Daqui a um mês, saberemos o nível de efetividade das medidas, e até que ponto significarão o fim das ligações indesejadas.

Caridade

O uso do código 0303 nas ligações passa a ser obrigatório somente para as empresas de telemarketing ativo, isto é, aquelas que fazem ligações para o cliente com objetivo de vender produtos ou serviços. Ligações de instituições de caridade pedindo doações ou de empresas de cobrança não precisarão do código.

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