em

Safra de grãos no Paraná deve atingir 37 milhões de toneladas

A safra de grãos 2018/19 no Paraná caminha para o final da colheita com um volume total de 37,2 milhões de toneladas, que equivale a um aumento de 5% sobre a safra anterior. A safra seria ainda maior não fossem as perdas na soja, de 17%, e no trigo, ao redor de 16% da produção. Em contrapartida, a segunda safra de milho, que está com 65% da área colhida, está apresentando um dos melhores resultados da história do grão plantado nesta época do ano. A análise é do Departamento de Economia Rural (Deral).

A preocupação era com a geada recente, ocorrida no início de julho, que poderia ter atingido várias culturas. A onda de frio atingiu em cheio o trigo plantado na região oeste, que estava em fase suscetível. A produção estimada inicialmente era de 3,2 milhões de toneladas. Agora essa estimativa baixou para 2,7 milhões.

A produção do milho surpreendeu e está resultando num dos melhores volumes colhidos durante a segunda safra. De acordo com o analista Edmar Gervásio (Deral), a segunda safra de milho deverá alcançar produção de 13,7 milhões de toneladas, um aumento de 50% em relação ao que foi colhido no mesmo período do ano passado.

O plantio de cevada encerrou recentemente. A produção prevista é de 253.997 toneladas, 20,5% maior em relação à safra do ano passado. As lavouras de soja e de feijão da safra 2018/19 estão colhidas e os resultados são de queda na produção de soja. A expectativa inicial era colher 19,6 milhões de toneladas, mas foram colhidas 16,2 milhões. Cerca de 47% da safra de mandioca 2018/19 já está colhida. A previsão do Deral aponta para uma colheita de 3,37 milhões de toneladas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.