Menu
em

Rumo registra recordes históricos no transporte de soja por ferrovia

Com mais de 14 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) de soja transportadas no primeiro semestre de 2018, a Rumo registrou um crescimento de 17,5% no volume do produto comparado ao mesmo período do ano passado. Os resultados refletem os investimentos em aumento de capacidade para atender a demanda crescente do principal grão cultivado no país.

Segundo os dados do boletim de agosto, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da soja teve um incremento de 14,5 milhões de hectares novos nas últimas 12 safras. O valor corresponde à cerca de 57% da área total semeada com grãos no Brasil.

Presente em seis estados (RS, SC, PR, MS, MT E SP) a concessionária atende os três principais polos de produção: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a mais da metade dos 118,9 milhões de toneladas previstas na safra deste ano.

Na região Centro-Oeste, a empresa administra o principal corredor ferroviário de exportação. Os grãos saem do terminal ferroviário de Rondonópolis com destino ao Porto de Santos. No segundo trimestre deste ano, a carga de soja transportada cresceu 25% nas movimentações que englobam o trecho.

No Sul, os principais ramais de exportação ligam a cadeia produtiva aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Rio Grande (RS). No comparativo do último trimestre, o volume total subiu 26,2% na operação.  Conforme a Conab, a estimativa de soja exportada é de 74 milhões de toneladas.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotiva e 25.000 vagões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile