Menu
em

Rumo aumenta em mais de 20% o transporte de grãos no Rio Grande do Sul

A Rumo transportou, nos primeiros sete meses deste ano, 1,9 milhão de toneladas de produtos agrícolas para o Porto de Rio Grande (RS). O desempenho foi 25% acima da melhor marca no mesmo período, obtida em 2015, quando a Companhia carregou 1,5 milhão de toneladas.

“Os contratos com importantes cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings gaúchas de soja nos fizeram chegar à marca de 1,9 milhão de toneladas transportado neste ano”, diz Fabricio dos Santos, gerente comercial da Rumo. “O principal corredor ferroviário de cargas do Rio Grande do Sul é o que liga Cruz Alta (RS) ao porto em Rio Grande (RS). Neste trecho está concentrado o maior volume de produtos captável para a ferrovia, o que faz com que o frete ferroviário ser mais competitivo em relação ao rodoviário”.

A força do transporte de grãos no Sul vem crescendo nos últimos três anos. Em 2016, um cliente atuante na produção de soja transportou 420 mil toneladas. No ano passado, o volume transportado por esse mesmo cliente cresceu 43%, chegando a 600 mil toneladas.

A perspectiva para o fechamento de 2018 é positiva. Dois anos atrás, o volume transportado pela Rumo no Rio Grande do Sul foi de 2,2 milhões de toneladas. Em 2017, subiu 23%, chegando aos 2,7 milhões. “Com 1,9 milhão transportado entre janeiro e julho deste ano, esperamos fechar 2018 com 3 milhões”, diz Santos.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil e América Latina. A Companhia tem mais de 12 mil quilômetros de trilhos formados por quatro concessões em seis estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com mil locomotivas e 25 mil vagões, a empresa oferece uma gama completa de serviços interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile