As rodovias dos Campos Gerais passaram por diversas transformações desde o início do programa de concessões no Paraná, em 1998. Uma das principais mudanças está na assistência e o atendimento à disposição dos usuários: neste mês de abril, a CCR RodoNorte completou 20 anos de serviços prestados no atendimento ao usuário em diversos segmentos.
Com mais de 300 colaboradores atuando nesta área ao longo das BRs 277 e 376, além da PR 151, a RodoNorte chegou a números expressivos nestes 20 anos de atendimento: as equipes da concessionária atenderam mais de 1,6 milhão de ocorrências, sendo mais de 800 mil veículos atendidos (ocorrências mecânicas) e mais de 60 mil situações de Atendimento Pré-Hospitalar (APH); só no ano passado, foram mais de 90 mil ocorrências atendidas nos 487 quilômetros cuidados pela companhia no Paraná.
“É uma equipe que está alerta, ligada o tempo todo. Desde abril de 1998, esta engrenagem segue viva e funcionando 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano. O resultado é um atendimento reconhecido pelo motorista, que colabora não só para salvar vidas, mas também para o bem-estar do usuário e a fluidez das rodovias que cuidamos”, ressalta o coordenador de Atendimento da RodoNorte, Mauro Bertelli.
Além do volume de ocorrências atendidas, outra marca expressiva está na redução de 74% no índice de óbitos e 67% no índice de veículos, se compararmos os anos de 1997 (último ano sem o programa de concessões no Paraná) e 2017. “Este índice tem muito a ver com o atendimento de excelência, as ações conjuntas feitas pela concessionária e os órgãos de segurança, juntamente com as diversas obras e melhorias realizadas nas rodovias”, frisa Bertelli.
APH reflete excelência no Atendimento
Entre os diversos segmentos do SOS Usuário na CCR RodoNorte, uma das áreas que possui o maior reconhecimento pelo trabalho de excelência é o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Além do cuidadoso processo de seleção dos profissionais, a concessionária investe e fomenta treinamentos e atualizações constantes para os socorristas, respeitando protocolos internacionais de atendimento às vítimas de acidentes.
“Buscamos a excelência desde a seleção dos socorristas, quando promovemos um curso de imersão para os candidatos aprovados nas etapas iniciais, até os encontros periódicos com os colaboradores da área, que focam nas etapas que percorremos ao longo de um protocolo de atendimento na rodovia”, explica o Dr. Dalton Gomes, que coordena a seleção e o treinamento do APH na concessionária.