Menu
em

Richa homenageia personalidades e enaltece conquistas do Paraná

O Governo do Estado condecorou nesta sexta-feira (18), com a Ordem Estadual do Pinheiro, 42 personalidades que se destacam em suas áreas de atividade e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A outorga da mais alta comenda do Estado foi dada pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos homenageados. A tradicional cerimônia fez parte das ações que marcam os 162 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados dia 19 de Dezembro.

“Um momento especial para todo o Paraná. Estamos homenageando pessoas ilustres, que dão exemplos e contribuem para o fortalecimento da sociedade paranaense e brasileira”, disse Richa. Receberam a Ordem do Pinheiro expoentes da política, economia, da área da Justiça, da religião, das letras e artes, do esporte, da comunicação, da administração pública, empresários e profissionais de diversas áreas. O governador enalteceu o trabalho dos homenageados.

Entre os homenageados, os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha; o jurista Ives Gandra da Silva Martins; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o empresário João Dória Junior; o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.

“A homenagem se deve às mulheres e aos homens que ajudaram a moldar o Brasil como uma nação que se reconhece nas suas raízes, nas suas realizações e no seu maravilhoso potencial humano e material. E que também contribuíram para formar a identidade paranaense, que é tão cara aos cidadãos deste Estado”, disse o governador.

 

Divulgação/ANPr

CONQUISTAS – No seu pronunciamento, Richa falou sobre a trajetória do Paraná, desde a sua Emancipação Política, em 1853, e ressaltou as conquistas econômicas e sociais mais recentes, atribuindo-as ao esforço e o trabalho dos paranaenses. “O Paraná não está livre dos efeitos da tormenta política, econômica e moral que abala o País. Mas não vamos nos deixar consumir pelo sentimento de paralisia que, infelizmente, domina outras instâncias institucionais”, disse Richa. “Os paranaenses, assim como seus irmãos de tantos outros estados, não se deixarão abater pelo imobilismo e pelo medo. Vamos extrair as necessárias lições da crise, trabalhar pela recuperação da economia e promover as reformas de que o Brasil tanto precisa”, declarou.

MASSA CRÍTICA – O governador citou a conquista pelo Paraná da posição de quarta maior economia do País e de segundo estado mais competitivo. “Somos o sexto estado em população e o 15º em extensão territorial, mas temos o quarto maior PIB. Este não é um fato trivial, mas reflete um esforço contínuo deste Estado em favor do diálogo, da transparência pública, da segurança jurídica e da melhoria das políticas sociais”, disse Richa.

O Paraná é o segundo Estado com menor desigualdade social (segundo o Ipea) e tem 96% dos seus 399 municípios com nível de desenvolvimento alto ou moderado e 45 cidades entre os 500 com melhor classificação no Brasil (índice Firjan).

“Para além deste ato cerimonial em si, a outorga desta medalha tem um valor simbólico pelo qual o Estado e o povo paranaense se reconhecem como uma unidade orgânica da federação pautada pelos princípios desenvolvimento, da liberdade, da justiça e da solidariedade.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile