em

Reunião em Brasília formaliza entendimento sobre ocupação

O deputado Marcio Pauliki esteve na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, na última quinta-feira. Ele buscou soluções para a ocupação da Fazenda Capão Cipó, localizada no município de Castro, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Pauliki esteve com o diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Assentamentos do Incra, Marcelo Afonso Silva para expor a situação. Os deputados federais Aliel Machado (PCdoB) e Osmar Serraglio (PMDB), e o vice-prefeito de Castro, Marcos Bertolini (PSDB), também participaram da reunião.

De acordo com Pauliki, o diálogo prevaleceu. “Uma solução formalizada entre todas as partes será priorizada para que os impasses sejam sanados em breve”, frisa.  A Fazenda Capão Cipó é utilizada pela Fundação ABC e pela CTP para pesquisas, algumas aplicadas há décadas. As terras são da União, mas essas fundações oferecem em contrapartida diversos convênios e cursos de capacitação para empresas, colaboradores, estudantes e inclusive famílias que vivem em áreas de assentamento na região o que confere, segundo o Incra, o status de área produtiva.

Pauliki explica que está sendo buscando um consenso para que nem as pesquisas da Fundação ABC na fazenda e nem as famílias sem terra sejam prejudicadas.“ Acredito que após a realização dos procedimentos que foram tratados,em breve, poderemos ter uma solução que irá ao encontro dos anseios dos cooperados bem como das famílias que ali estão aguardando uma definição”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.