em

Restituição será paga dia 15 para 17 mil contribuintes da região

Na próxima segunda-feira, 15, a Receita Federal do Brasil irá liberar o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Na região, 17.320 contribuintes vão restituir, juntos, R$ 15,86 milhões. O valor estará com correção de 3,62% a contar de abril deste ano.

Segundo o fisco, como este será mais um lote multiexercício, com declarações que estavam retidas na malha de 2010 a 2017, a quantidade de pessoas físicas com direito a valores sobe para 17.774 e o montante a ser pago passa de R$ 16,37 milhões.

A restituição ficará disponível no banco, indicado pelo contribuinte em sua declaração, durante um ano. Se a pessoa não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, usando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Consulta

Para saber se está neste quinto dos sete lotes, o contribuinte deve fazer a consulta no site da Receita (idg.receita.fazenda.gov.br). Segundo o delegado regional da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, estão neste lote as pessoas físicas que declararam até o dia 28 de abril último.

De acordo com ele, para quem enviou até esta data e não foi contemplado a orientação é para que entre na página do fisco e clique na opção Onde encontro?/Extrato da DIRPF para eventual retificação de dado inconsistente. Outro caminho seria procurar o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No local, há estudantes treinados para auxiliar à população e indicar quais são as pendências para o processamento das declarações do Imposto de Renda. O atendimento é gratuito e prestado no Edifício Imperador, na rua Júlio de Castilhos, 620, esquina com a rua Coronel Bittencourt.

Para tanto, no NAF, é preciso apresentar o número do recibo da entrega das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.