Menu
em

Reserva tem apenas duas coligações na disputa

 

Divulgação

 

 

– Os dois vereadores Alisson Hornung Martins e o vice Leo tem PV e PSDB na coligação

 

 

Divulgação
O bancário Luizinho Vosniak e o farmacêutico Germano Millarch tem o apoio de sete vereadores, e 10 partidos na aliança

 

 

 

O município de Reserva tem cerca de 26 mil habitantes, na região dos Campos Gerais, e levará mais de 19 mil eleitores às urnas no dia 7 de outubro. Eles escolherão entre dois grupos que disputam a Prefeitura e como o número de cadeiras na Câmara Municipal aumentou de nove para 11 vereadores, elegerão entre 91 candidatos. A coligação “Reserva para o povo, pelo povo” é liderada pelo vereador Alisson Hornung Martins (PV), o vereador mais votado na última eleição, se apresenta pela primeira vez na disputa majoritária. “Tenho histórico familiar na política, meu pai Carlos Justus Martins prefeito duas vezes de Reserva, vice-prefeito e também vereador e fez muito pela cidade”, lembra.

Ele tem como vice-prefeito o vereador João Luiz Rafal Pelanda (PSDB), o Leo.  De outro lado, disputam a Prefeitura, o funcionário licenciado do Banco do Brasil, Luizinho Vosniak (PT), que concorre pela terceira vez ao cargo. Em 2008 perdeu por uma diferença de 4% nas urnas. Desta vez ele conta com o apoio de 10 partidos sendo PT, PSC, PMDB, PP, PDT, PPS, PSB, PCdoB, PMN e PTN. Dos nove atuais vereadores, tem o apoio de sete deles. Ele tem como vice o farmacêutico, de família tradicional na cidade, Germano Millarch Barbosa e Silva (PSC). Além do apoio dos vereadores, Vosniak enfatiza os apoios dos deputados federais André Vargas, Ratinho Junior, Assis do Couto, e dos estaduais Plauto Miró Guimarães Filho, Hermas Brandão Filho, Tadeu Veneri e Péricles de Holleben Mello. “O atual prefeito não lançou candidato, mas indicou nosso vice pelo PSC”, comenta. A coligação apresenta 60 candidatos.

Das propostas de governo, Vosniak destaca na Educação, a valorização do trabalho do professor, construção de novas escolas, melhorias no transporte escolar com renovação das frotas, incentivar a instalação de uma extensão de faculdade no município e prestar assistência aos alunos que estudam em cursos superiores em outras cidades. “Na agricultura vamos potencializar a agricultura familiar, a bacia leiteira e a produção de tomates, mantendo programas de incentivo aos produtores”. Na saúde, as prioridades são equipar as estruturas já existentes e a manutenção de profissionais qualificados e dedicados. “Entre outras prioridades estão o incentivo ao esporte, pavimentação de ruas e manutenção das estradas rurais, ampliar as redes de saneamento básico, além der incentivar a instalação de novas indústrias e também ações que incentivem o comércio local”. Pleitear a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal no município e promover parcerias estaduais e federais para construção de casas populares também são metas, além de programas específicos para a infância e à terceira idade. “Vamos realizar uma administração limpa e transparente, investindo os recursos públicos com cuidado e segurança, sempre em prol da comunidade”, completa.

 

“Reserva para o povo, pelo povo” tem sete metas

A coligação “Reserva para o povo, pelo povo” tem sete metas estabelecidas. Na agricultura além do apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, também o fortalecimento da educação do jovem rural e investimento na capacitação dos agricultores. Na saúde, novos programas e implantação de novas tecnologias, além da contratação de novos profissionais, investir em gestão participativa e igualitária e melhorias no atendimento da rede básica. “Na Educação revisão de planos de cargos e salários dos professores, melhorias nas estruturas físicas no transporte e na merenda escolar, com produtos da nossa terra”, destaca.

Na assistência social, o objetivo é otimizar projetos de âmbito municipal, ampliar e promover recursos humanos para atendimento e a inda a criação de departamentos específicos que atendam à realidade dos moradores de Reserva. “Queremos consolidar no nosso município as diretrizes do Sistema único de Assistência Social (Suas)”, enfatiza. Na indústria e comércio, além do incentivo ao primeiro emprego, o foco é atração de novas indústrias e programas de geração de emprego e renda. No esporte o incentivo à prática de esportes aos jovens, assim como a criação de um Parque Esportivo e de Lazer na cidade. Por fim, a preocupação com a segurança pública. “Vamos desenvolver um programa de co-participação com o governo do Estado para o combate às drogas e à violência”, conlcui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile